Pedagogia Histórico-Crítica e transmissão do Conhecimento Sistematizado sobre o Esporte na Educação Física

Autores

  • Leonardo Docena Pina UFJF

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2008n31p115

Resumo

Este texto articula-se aos esforços de atualização e concretização da Pedagogia crítico-superadora. Para isso, apresenta uma experiência pedagógica na qual o saber sistematizado sobre o esporte foi transmitido de modo a tornar-se uma mediação na construção de uma prática social de luta contra o capitalismo e suas formas de alienação. Orientado pela Pedagogia histórico-crítica, o processo pedagógico desenvolvido possibilitou a apropriação de elementos culturais necessários para atribuir um novo significado ao esporte.

Biografia do Autor

Leonardo Docena Pina, UFJF

Mestre em Educação (UFJF), integrante do Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação (UFJF) e professor da rede pública municipal de ensino de Angra dos Reis. Contato: leodocena@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2010-07-09

Como Citar

PINA, Leonardo Docena. Pedagogia Histórico-Crítica e transmissão do Conhecimento Sistematizado sobre o Esporte na Educação Física. Motrivivência, Florianópolis, v. 20, n. 31, p. 115–131, 2010. DOI: 10.5007/2175-8042.2008n31p115. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2008n31p115. Acesso em: 19 out. 2024.