Pedagogia Histórico-Crítica e transmissão do Conhecimento Sistematizado sobre o Esporte na Educação Física

Autores

  • Leonardo Docena Pina UFJF

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2008n31p115

Resumo

Este texto articula-se aos esforços de atualização e concretização da Pedagogia crítico-superadora. Para isso, apresenta uma experiência pedagógica na qual o saber sistematizado sobre o esporte foi transmitido de modo a tornar-se uma mediação na construção de uma prática social de luta contra o capitalismo e suas formas de alienação. Orientado pela Pedagogia histórico-crítica, o processo pedagógico desenvolvido possibilitou a apropriação de elementos culturais necessários para atribuir um novo significado ao esporte.

Biografia do Autor

Leonardo Docena Pina, UFJF

Mestre em Educação (UFJF), integrante do Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação (UFJF) e professor da rede pública municipal de ensino de Angra dos Reis. Contato: leodocena@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2010-07-09

Como Citar

Pina, L. D. (2010). Pedagogia Histórico-Crítica e transmissão do Conhecimento Sistematizado sobre o Esporte na Educação Física. Motrivivência, 20(31), 115–131. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2008n31p115