As Aulas de Educação Física na Concepção dos Alunos de 5ª a 8ª Séries do Ensino Fundamental da Cidade de Indianópolis-Mg

Autores

  • Lilian Carla Moreira Bento Universidade Federal de Uberlândia
  • Romes Dias Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2008n31p354

Resumo

Considerando que atualmente a Educação Física tem se revestido de novos conteúdos, objetivos e metodologias buscando o desenvolvimento integral dos alunos, julgamos relevante investigar as causas que explicam a evasão de alguns alunos das aulas dessa disciplina, a partir da concepção que eles têm das mesmas. Partimos do estudo de caso dos alunos de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental da Escola Municipal de Indianópolis, através da aplicação de questionários a uma amostra de 30% dos matriculados nessas séries e observação de campo durante as aulas ministradas nas turmas de 5ª e 7ª séries. Concluímos que é pequeno o número de alunos que não participa das aulas de Educação Física e que os principais motivos pautam-se em fatores externos, destacando-se as precárias condições de infra-estrutura e recursos materiais da escola.

Biografia do Autor

Lilian Carla Moreira Bento, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia. Contato: liliancmb@ufu.br

Romes Dias Ribeiro

Especialista em Educação Física Escolar pelo Instituto Passo 1

Downloads

Publicado

2010-07-15

Como Citar

Bento, L. C. M., & Ribeiro, R. D. (2010). As Aulas de Educação Física na Concepção dos Alunos de 5ª a 8ª Séries do Ensino Fundamental da Cidade de Indianópolis-Mg. Motrivivência, 20(31), 354–368. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2008n31p354