Ginástica rítmica, um entrelaçamento entre corpo e técnica
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n48p265Resumo
A Ginástica Rítmica (GR) aparenta ser uma atividade eminentemente técnica. Essa comprovação, a princípio incontestável, deve-se ao fato de ser um esporte onde a técnica é o alicerce mais visível, quando observada superficialmente. Portanto esse estudo tem como objetivo refletir sobre o entrelaçamento entre corpo e técnica na GR, além de ampliar a discussão sobre os esportes considerados artísticos no universo da Educação Física. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica que se utilizou da descrição, interpretação/compreensão de um vídeo do conjunto russo nas Olimpíadas de Londres–2012. Essa equipe foi selecionada por ser a principal referência da modalidade nos últimos ciclos olímpicos. Nessa compreensão alargada, acreditamos que o corpo na GR não é submetido à técnica simplesmente, mas ao incorpora-la de forma reflexiva, cria e recria movimentos inusitados que subvertem as imposições do esporte de alto rendimento.
Referências
BENTO, J.O. - Corpo e desporto: Reflexões em torno dessa relação in Século XIX – A era do corpo ativo Wagner Wey Moreira (org.) BIANCO, BELA FELDMAN e LEITE, MIRIAN L. MOREIRA - (orgs.) – Desafios da Imagem, fotografia, iconografia e vídeo nas ciências sociais – Papirus – Campinas SP 1998. ampinas SP Papirus 2006
DEL VALLE, A.F. Gimnasia rítmica deportiva: aspectos y evolución – Librerías deportivas Esteban Sanz S.L. Plaza de Pontejos 2 – 28012 – Madrid España - 1996
LANGLADE, A & LANGLADE, N. R. – Teoria General de la Gimnasia, Editora Stadium – Buenos Aires 1970.
LISITSKAYA, Tatiana - Gimnasia Rítmica - Barcelona - Editorial Paidotribo-1995.
MADUREIRA, J.R. Ginástica Expressiva – Pro-posições, Universidade Estadual de Campinas v 19, nº 2 p 56 maio/agosto 2008.
MARTINS, J. – A pesquisa qualitativa em Psicologia: Fundamentos e recursos básicos/ Joel Martins, Maria Aparecida Viggiani Bicudo – 5ª edição São Paulo: Centauro, 2005.
MAUSS, Marcel – Sociologia e Antropologia – Tradução Paulo Neves – São Paulo Cosac & Naify 2003.
MEDEIROS, Rosie Marie Nascimento de - Do corpo anatômico ao corpo fenomenológico: diferentes perspectivas para pensar o corpo – Revista Vivência CCHLA/UFRN nº 37 2011.
MERLEAU – PONTY, M. Fenomenologia da Percepção (tradução Carlos Alberto Ribeiro Moura) 4ª edição – São Paulo – Editora WMF Martins Fontes – 2011 (Biblioteca do pensamento moderno).
____________________, O olho e o espírito: seguido de A linguagem indireta e as vozes do silêncio e A dúvida de Cézanne/ Merleau-Ponty; tradução: Paulo Neves e Maria Ermantina Galvão Gomes Pereira; prefácio: Claudio Lefort; posfácio: Alberto Tassinari – São Paulo: Cosac e Naify, 2004.
NÓBREGA, T.P. - Agenciamento do corpo na sociedade contemporânea: Uma abordagem estética do conhecimento da Educação Física – Motrivivência 2002 em www.periodicos.ufsc.br. Index. php/motrivivencia/article/viewfile/4967/5134
__________________________, T.P. – Merleau – Ponty: O Corpo como obra de arte - Princípios: Revista de Filosofia (UFRN), 2009 - periodicos. ufrn.BR
______________, T.P. – Uma Fenomenologia do Corpo/ Terezinha Petrúcia da Nóbrega – São Paulo: Editora Livraria da Física, 2010 (Coleção Contextos da Ciência) 126p.
PORPINO, Karenine de Oliveira – Treinamento da Ginástica Rítmica: Reflexões Estéticas In Revista Brasileira de Ciência do Esporte, Campinas, v 26I, p 121 – 133 setembros 2004.
RICOEUR, Paul – Interpretação e Ideologias – organização, tradução e apresentação de Hilton Japiassu, Rio de Janeiro, F. Alves, 3ª edição – 1988.
VELARDI, M. MIRANDA, M.L. J – A Dança Moderna na preparação técnica e artística em Ginástica Rítmica in Possibilidades da Ginástica Rítmica – Elizabeth Paoliello, Eliana Toledo (Organizadoras) -São Paulo - Phorte Editora 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).