Cultura corporal de movimento em pauta: uma análise sobre o objeto de ensino da Educação Física como vetor dos processos de subjetivação com o corpo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e62668

Resumo

Trata de um aspecto importante para a prática pedagógica da EF: a relação possível entre o ofício de professor e o objeto de ensino, após as reformulações nas propostas progressistas. A ideia de “cultura corporal de movimento” não resolve a contradição de tomar as práticas corporais como substrato da conscientização sobre a condição humana ou engendrar as práticas corporais como forma de resistir à dominação. Busca o conceito de práticas corporais para tensionar a ideia de que há um intercâmbio direto de sentido entre corpo e cultura. Para isso, analisamos como praticantes de Futebol Freestyle se organizavam quando a prática se destacava como algo diferente do futebol através da análise de um fórum, evidenciando processos de subjetivação; e analisamos obras que tratam especificamente do tema. Entendemos que as práticas corporais apresentam imanência material, o que pode ser um caminho para as práticas pedagógicas da EF.

Biografia do Autor

Filipe Ferreira Ghidetti, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina

Renata Marques Rodrigues, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina

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Publicado

2020-04-06

Como Citar

GHIDETTI, Filipe Ferreira; RODRIGUES, Renata Marques. Cultura corporal de movimento em pauta: uma análise sobre o objeto de ensino da Educação Física como vetor dos processos de subjetivação com o corpo. Motrivivência, Florianópolis, v. 32, n. 61, p. 01–23, 2020. DOI: 10.5007/2175-8042.2020e62668. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2020e62668. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais