Chamada de artigos para dossiê temático - Afro-Américas: raça, trabalho e direitos - Revista Mundos do Trabalho, volume 16 (2024).

2023-09-29

Além de artigos (em português, espanhol ou inglês) em fluxo contínuo, resenhas e entrevistas, Mundos do Trabalho está com chamada aberta de artigos para o dossiê temático indicado abaixo.

Título do dossiê: Afro-Américas: raça, trabalho e direitos.

Organização: Iacy Maia Mata (UFBA), Ynaê Lopes dos Santos (UFF) e Waldomiro Lourenço da Silva Júnior (UFSC).

Submissões inéditas em português, inglês ou espanhol até o dia 1 de agosto de 2024.

Descrição

A construção da ideia de raça e o racismo antinegro, que atravessam o continente americano, têm sido investigados em trabalhos que analisam escravidão, liberdade, processos de racialização, mobilização política e lutas por direitos. Embora haja um interesse crescente nessas áreas de pesquisa, ainda há amplo espaço para expandir e aprofundar nosso entendimento sobre esses complexos temas. Em parceria com o GT Mundos do Trabalho, o GT Afro-Américas convida para publicação no Dossiê Afro-Américas: raça, trabalho e direitos. Serão bem-vindos artigos que abordem o entrelaçamento entre raça, racismo e relações de trabalho, na escravidão e na liberdade, nas Américas.

Tópicos de interesse

Encorajamos a submissão de artigos que abordem uma variedade de tópicos relacionados a essa temática, incluindo, mas não se limitando a: 

  • Racialização e escravidão: como a construção da ideia de raça influenciou a instituição da escravidão nas Américas e como as categorias raciais foram utilizadas para justificar a exploração. 
  • Lutas por liberdade e direitos: as lutas históricas afro-americanas por liberdade e reconhecimento de direitos, destacando os desafios enfrentados e as estratégias adotadas. 
  • Racismo e relações de trabalho no pós-emancipação: como o racismo persistiu nas relações de trabalho após a abolição da escravidão, impactando o acesso ao emprego, a mobilidade social e as oportunidades econômicas.  
  • Mobilização política e ativismo: o papel das organizações e associações afro-americanas e suas lutas políticas ao longo da história, incluindo o ativismo pelos direitos civis e econômicos.
  • Intelectualidade negra: as contribuições intelectuais, culturais e acadêmicas das comunidades afro-americanas e racializadas, destacando movimentos intelectuais e suas influências na sociedade.