Código de Ética
A Revista Mundos do Trabalho (e-ISSN: 1984-9222) é uma publicação digital da Associação Nacional de História do Trabalho – “GT Mundos do Trabalho/ANPUH”. Tem por objetivo a divulgação da produção acadêmica brasileira e internacional da área de História Social do Trabalho. A revista recebe artigos em fluxo contínuo para seção livre e artigos para dossiês temáticos, além de resenhas, entrevistas, comentários sobre fontes primárias inéditas, debates e conferências, em português (Brasil), espanhol ou inglês. As submissões são examinadas pela Equipe Editorial e avaliadas por pareceristas externos. A revista adota a publicação contínua desde 2019.
Este Código de Ética, inspirado nas diretrizes do Comitê de Ética em Publicações-COPE, define as práticas do periódico para garantir relações justas e transparentes entre a equipe editorial, autores, pareceristas e leitores, e para proteger o processo de avaliação por pares. As seções seguintes deste Código detalham estas informações.
Equipe Editorial
A Equipe Editorial da Revista Mundos do Trabalho é composta por um Conselho Editorial, um Comitê Editorial Executivo e um Gerente.
Conselho Editorial
O Conselho Editorial do periódico é composto por especialistas reconhecidos por sua contribuição relevante às pesquisas em História Social e em História Social do Trabalho. Eles estão vinculados às melhores universidades mundo afora: Argentina (Universidad de Buenos Aires), Brasil (várias instituições), Índia (University of Delhi), Estados Unidos da América (Duke University, Harvard University, and New York University), Países Baixos (International Institute of Social History) e Reino Unido (University of Nottingham).
Comitê Editorial Executivo
O Comitê Editorial Executivo é composto por um Editor-chefe e por Editores Adjuntos. O Editor-chefe é responsável por organizar as atividades dos Editores Adjuntos, supervisionar a aplicação do Código de Ética, executar a comunicação com o público e garantir o apoio financeiro ao periódico. Os Editores Adjuntos mediam o processo de avaliação por pares.
Gerente
O Gerente é responsável por gerenciar o sistema de publicação do periódico.
Detalhes sobre as pessoas e instituições envolvidas constam na página da Equipe Editorial.
Autores
Autores que desejam publicar na Revista Mundos do Trabalho devem conhecer e concordar com os seguintes termos:
Autoria
O periódico respeita a tradição de autoria dos historiadores. Até dois pesquisadores são reconhecidos como autores, desde que ambos tenham participado de todas as fases de preparação do manuscrito. Esse processo envolve a definição do tema e do problema, a determinação da metodologia, a execução da pesquisa e da análise, a interpretação das fontes e a escrita do texto.
Grau Acadêmico
O grau acadêmico de formação requerido para a submissão de manuscritos é o de doutor. Excepcionalmente e a critério da Equipe Editorial, manuscritos excelentes podem ser submetidos por autores com grau acadêmico inferior.
Referências Bibliográficas
Cada submissão de manuscrito deve apresentar uma lista das referências bibliográficas usadas pelos autores. As regras para a forma de apresentação estão estabelecidas nas Diretrizes para Autores.
Direito Autoral
Os autores cedem o direito exclusivo de primeira publicação à Revista Mundos do Trabalho, sendo o trabalho licenciado simultaneamente sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY). Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (por exemplo: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Taxas
O periódico não cobra qualquer taxa dos autores.
Apoio Financeiro à Pesquisa
Se a pesquisa recebeu qualquer apoio financeiro (como os oferecidos por agências de financiamento ou fundações) os autores devem informar o nome da instituição. As regras para apresentar essa informação podem ser consultadas nas Diretrizes para Autores.
Identificação
O periódico exige que os autores dos manuscritos submetidos à avaliação informem seu registro de identificador digital único, do tipo ORCID (Open Researcher and Contributor ID). O registro pode ser criado gratuitamente em https://orcid.org/register.
Originalidade
O periódico exige que os manuscritos submetidos à avaliação sejam originais (não publicados) e que não estejam sendo avaliados para publicação em outro periódico.
Correção e Retratação
Os autores que publicam neste periódico concordam em corrigir eventuais erros ou enganos se e quando solicitado pela Equipe Editorial. Para mais detalhes, consultar Política de Retratação.
Pareceristas
A Revista Mundos do Trabalho adota o sistema de avaliação de manuscritos por pares duplo-cego. Os editores contam com pareceres elaborados por especialistas externos reconhecidos por suas pesquisas em História Social e em História Social do Trabalho. Em caso de conflito de interesses, os pareceristas não devem aceitar avaliar um manuscrito. Para mais detalhes, consultar Processo de Avaliação por Pares.
Leitores
Para garantir uma maior democratização do acesso ao conhecimento científico, o periódico adota a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY). Os leitores têm acesso livre e imediato ao conteúdo. O periódico autoriza a distribuição, remixagem, adaptação e criação da obra, mesmo para fins comerciais, desde que o crédito seja atribuído ao autor.
Se os leitores identificarem algum problema em uma publicação, eles podem informar sua preocupação ao Editor-chefe. A orientação para esta ação encontra-se em Política de Retratação.
Política de Privacidade
Todos os nomes, endereços e outros dados informados ao periódico por autores, pareceristas e leitores serão usados apenas para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Processo de Avaliação por Pares
Os manuscritos enviados à Revista Mundos do Trabalho são submetidos a um processo de avaliação por pares duplo-cego, fundado em dois princípios. As identidades dos autores e dos pareceristas não são reveladas, e dois pareceristas externos participam da avaliação e da tomada de decisão. Além disso, a avaliação inclui quatro etapas:
Checklist de Preparação da Submissão
Primeiro, os autores devem garantir que cumprem a checklist de preparação da submissão:
1) O manuscrito é original, não publicado, e não está sendo avaliado por outro periódico;
2) A identificação de autoria foi removida do corpo do texto, das notas e das propriedades dos arquivos de todos os documentos submetidos à avaliação (confira o menu propriedades de todos os documentos);
3) Os arquivos de texto da submissão estão em formato .docx, .rtf ou .odt, e seu tamanho não excede a 2 megabytes;
4) Os endereços de páginas de internet incluídos no texto estão ativos e prontos para clicar (por exemplo, www.ibict.br);
5) O texto segue completamente o estilo de formatação e os requisitos bibliográficos descritos nas Diretrizes para Autores; itálico é adotado ao invés de sublinhado (com exceção para os endereços de páginas de internet); e as imagens e tabelas estão inseridos no texto e não ao final;
6) Os autores possuem um registro ORCID (https://orcid.org/).
Segundo, os editores examinam a adequação do manuscrito à Checklist de Preparação da Submissão e ao escopo do periódico. Os manuscritos não adequados a estes critérios são imediatamente recusados e os autores são informados da decisão. Os autores podem recorrer e reverter a decisão, desde que possam demonstrar o engano dos editores.
Parecer Externo
Quando o manuscrito está adequado aos critérios da checklist e do escopo, passa para a terceira etapa da avaliação. Os editores escolhem dois pareceristas externos para avaliar o manuscrito e sua relevância para o campo da História Social do Trabalho, considerando: objetivos, originalidade, fundamentação teórica, fontes de pesquisa e metodologia. Os pareceristas devem indicar publicações relevantes relacionadas ao assunto do manuscrito que não tenham sido citadas pelos autores. Eles devem decidir e justificar precisamente se o manuscrito deve ser publicado e escolher uma de quatro opções: a) aprovado sem mudanças; b) aprovado com poucas mudanças; c) aprovado com mudanças estruturais; d) rejeitado. Avaliações conflitantes estão sujeitas a um terceiro parecerista e seu parecer é conferido pelos editores antes da tomada de decisão quanto à viabilidade da publicação.
Decisão e Recurso
Finalmente, os editores comunicam a decisão do periódico aos autores, bem como o conteúdo dos pareceres. Se o manuscrito é aprovado sem mudanças (opção a), os editores iniciam o processo de edição de texto junto aos autores. Se o manuscrito é aprovado condicionalmente (opções b ou c), os editores determinam um prazo razoável para que os autores promovam as mudanças antes da edição de texto.
Se os autores não concordaram com as mudanças solicitadas ou se o manuscrito é rejeitado (opção d), os autores podem recorrer da decisão. O recurso deve apresentar uma explicação clara e substancial sobre a discordância com a decisão. Os editores analisarão a solicitação e sua justificativa antes de iniciar uma nova rodada de avaliação com outros pareceristas. Caso contrário, o processo de avaliação é concluído. Se os autores não promoverem as mudanças solicitadas no prazo determinado pelos editores, o processo de avaliação também é concluído e o manuscrito não é publicado.
Conflito de Interesses
Em caso de conflito de interesses, os pareceristas não devem aceitar avaliar o manuscrito. No caso de identificação de um conflito de interesses, os pareceristas devem comunicar o fato aos editores e interromper a avaliação imediatamente. Esse princípio elimina qualquer tipo de conflito de interesse, como: o parecerista trabalha na mesma instituição dos autores; o parecerista foi orientador ou supervisor dos autores nos últimos cinco anos. Os pareceristas também devem se recusar a avaliar manuscritos semelhantes a publicações que eles estejam preparando ou que virão a público em breve.
Problema Ético em um Manuscrito Submetido
Se um editor ou um parecerista identificar algum problema ético em um manuscrito submetido à avaliação (como os descritos na Política de Retratação do periódico), os editores tomarão medidas seguindo as diretrizes do Comitê de Ética em Publicações-COPE.
Política de Plágio
O periódico não apoio a prática de plágio, autoplágio (reciclagem de texto) ou publicação redundante (duplicada).
Plágio significa a incorporação de ideias ou de trabalho produzido por outrem sem o devido reconhecimento. A prática de plágio pode variar em intensidade, indo da apropriação de grandes porções de texto ou de informações até a cópia de pequenos trechos (por exemplo, de um artigo ou de partes de um artigo publicado em outro idioma).
Autoplágio (reciclagem de texto) significa que partes do mesmo texto aparecem (geralmente sem o devido reconhecimento) em mais de uma publicação dos próprios autores. Se parte de um manuscrito publicado precisa ser repetido, a publicação original deve ser citada. Nesse caso, os editores consultarão as Diretrizes do Comitê de Ética em Publicações-COPE para a Reciclagem de Textos.
Publicação redundante (duplicada) significa que a publicação repetida de informações ou ideias, geralmente com ao menos um autor em comum.
Todos os manuscritos submetidos ao periódico são examinados por meio de programas de detecção de plágio (CopySpider e/ou IThenticate). Se plágio, autoplágio (reciclagem de texto) ou publicação redundante (duplicada) for identificado, os editores tomarão medidas seguindo as diretrizes do Comitê de Ética em Publicações-COPE e considerarão a possibilidade de suspender o processo de avaliação ou retratar uma publicação (veja a Política de Retratação).
Política de Retratação
A Política de Retratação da Revista Mundos do Trabalho é inspirada nas Diretrizes para Retratação do Comitê de Ética em Publicações-COPE.
Os editores analisarão todas as comunicações que apontem problemas em uma publicação, sejam menores ou significativos. Informações detalhadas devem ser enviadas para o e-mail do Editor-chefe (veja Contato). Se os editores confirmarem as alegações, eles podem considerar solicitar aos autores a correção de erros ou enganos pontuais, ou podem considerar retratar uma publicação. Os autores que publicam no periódico devem concordar em corrigir possíveis erros ou enganos quando solicitados pelos editores.
Os editores podem considerar retratar uma publicação se:
a) Os autores se recusarem a corrigir erros ou enganos quando solicitados pelos editores;
b) Existe evidência clara de que os achados da pesquisa não são confiáveis, seja como resultado de erro robusto, invenção (por exemplo, de informações) ou falsificação (por exemplo, manipulação de imagens);
c) Houver plágio, autoplágio ou publicação redundante;
d) Os achados da pesquisa foram publicados previamente em outro lugar e não há citação, comunicação do fato aos editores, permissão para publicar novamente ou justificação;
e) Contém informações ou materiais sem autorização para uso;
f) Direitos Autorais foram infringidos ou existe alguma outra questão legal relevante (por exemplo, no uso de imagens sem permissão);
g) Apresenta pesquisa antiética;
h) Foi publicado apenas com base em uma avaliação por pares comprometida ou manipulada;
i) Os autores não comunicaram um conflito de interesse relevante que, na perspectiva dos editores, teria afetado indevidamente as interpretações do manuscrito ou as recomendações dos editores e dos pareceristas.
Os editores não considerarão retratar uma publicação se:
a) Existe disputa pela autoria da publicação, mas não há motivo para duvidar da validade dos achados da pesquisa;
b) Os principais achado da pesquisa ainda são confiáveis, e uma correção pode corrigir eventuais erros;
c) Os editores possuem evidência inconclusiva para fundamentar a retratação ou aguardam informações adicionais, como as provenientes de investigação institucional;
d) Conflitos de interesses dos autores foram comunicados ao periódico após a publicação, mas na perspectiva dos editores não influenciaram as interpretações ou conclusões do artigo.
Os avisos de correção ou de retratação deverão:
a) ser vinculados à publicação retratada;
b) identificar claramente o artigo corrigido ou retratado, citando-o;
c) estar identificados claramente como correção ou retratação;
d) ser publicados imediatamente, para minimizar efeitos nocivos;
e) ser acessíveis livremente a todos os leitores;
f) identificar quem está corrigindo ou retratando o artigo;
g) conter justificativa para a correção ou retratação;
h) ser objetivos, restritos aos fatos relevantes, e evitarão linguagem inflamatória.