Chamada de artigos para dossiê temático - O Trabalho do Meio Ambiente e o Meio Ambiente do Trabalho - Revista Mundos do Trabalho, volume 16 (2024).

2023-10-20

Convidamos submissões para um dossiê especial da revista Mundos do Trabalho, intitulado “O Trabalho do Meio Ambiente e o Meio Ambiente do Trabalho”. Buscando ligações, sobreposições e sinergias entre a história do trabalho e a história ambiental, o dossiê deve simultaneamente abrir novos caminhos nestes cruzamentos disciplinares e mostrar a diversidade e as realizações da história ambiental a um público composto principalmente por historiadores do trabalho. Debates sobre as reverberações da história laboral e ambiental ganharam força vinte anos atrás com o trabalho de Steve Marquardt, Myrna Santiago e outros. Esperamos avançar com o diálogo que se abriu desde então.

Os artigos podem abordar temas como trabalho e corpo; gênero, sexualidade e paisagem; habilidades, deficiências e ambientes de trabalho; saúde pública no local de trabalho; extrativismo e condições de trabalho; natureza e trabalho forçado; água e trabalho; trabalhadores em cenários de industrialização e desindustrialização; fronteiras e trabalho na extração e circulação de commodities; e muito mais. Queremos contribuições de acadêmicos de todo o mundo, com preferência especial para aqueles que trabalham no Sul Global. Temos esperança de construir um dossiê com artigos de um grupo amplo e diverso de especialistas, que dialoguem com as múltiplas possibilidades do trabalho humano. Não há restrições quanto à geografia ou periodização; pelo contrário, nosso objetivo é um dossiê com grande alcance temporal e geográfico.

Revista de acesso aberto, Mundos do Trabalho é um projeto cooperativo entre a Associação Nacional de História do Trabalho do Brasil, o Grupo de Trabalho Mundos do Trabalho da Associação Nacional de História e a Universidade Federal de Santa Catarina. A revista possui classificação A1 em História no sistema Qualis/CAPES do Brasil e publica artigos em português, espanhol e inglês, por historiadores de todo o mundo.

O prazo para submissões é 15 de agosto de 2024.