Educação escolar em liquidação? Apontamentos sobre mercantilização da educação e formação escolar neoliberal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e100229

Palavras-chave:

Mercantilização da educação, Formação escolar neoliberal, Pedagogia histórico-crítica

Resumo

O presente estudo abrange pressupostos sobre a educação escolar na vigência do modo de sociabilidade neoliberal. O objetivo estabelecido foi analisar criticamente o processo de mercantilização da educação e a formação escolar neoliberal no capitalismo contemporâneo, o neoliberalismo. Enquanto hipótese, afirma-se que a mercantilização da educação, e consequentemente a formação escolar neoliberal, corroboram para a naturalização e, portanto, para a consolidação da precarização do trabalho na atualidade para atender os interesses da classe dominante. Por meio de uma pesquisa teórico-bibliográfica, recorreu-se aos fundamentos do materialismo histórico-dialético, enquanto condição ontológica, e por consequência, da pedagogia histórico-crítica, enquanto condição pedagógica. Confirma-se a hipótese estabelecida, o que implica na ênfase do desenvolvimento de uma concepção de mundo ingênua, bem como da consciência ingênua do indivíduo-trabalhador. Como proposição, apresentou elementos a partir dos fundamentos da pedagogia histórico-crítica, direcionados para enfatizar a relevância da difusão do conhecimento objetivo, assumindo uma perspectiva materialista, histórica e dialética, tendo como finalidade educacional a promoção humana no humano. Com efeito, ainda se propõe a condição concreta do desenvolvimento da concepção de mundo crítica e da consciência crítica do indivíduo-trabalhador.

Biografia do Autor

Vanessa Colares de Bitencourt, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Doutoranda em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Criciúma/SC, Brasil. Mestra em Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina, na linha de Educação, História e Política. Integrante do Grupo de Pesquisa em Formação Humana e Prática Pedagógica (GGEFHP) cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Possui graduação em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2010).

Matheus Bernardo Silva, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, SP, Brasil. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Licenciado em Educação Física pela Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Criciúma/SC, Brasil. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação Humana e Prática Pedagógica (GEFHP/CNPq). Atualmente é docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

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Publicado

2025-03-25

Como Citar

Bitencourt, V. C. de, & Silva, M. B. (2025). Educação escolar em liquidação? Apontamentos sobre mercantilização da educação e formação escolar neoliberal. Perspectiva, 43(1), 1–25. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e100229

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua