Educação escolar em liquidação? Apontamentos sobre mercantilização da educação e formação escolar neoliberal
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e100229Parole chiave:
Mercantilização da educação, Formação escolar neoliberal, Pedagogia histórico-críticaAbstract
O presente estudo abrange pressupostos sobre a educação escolar na vigência do modo de sociabilidade neoliberal. O objetivo estabelecido foi analisar criticamente o processo de mercantilização da educação e a formação escolar neoliberal no capitalismo contemporâneo, o neoliberalismo. Enquanto hipótese, afirma-se que a mercantilização da educação, e consequentemente a formação escolar neoliberal, corroboram para a naturalização e, portanto, para a consolidação da precarização do trabalho na atualidade para atender os interesses da classe dominante. Por meio de uma pesquisa teórico-bibliográfica, recorreu-se aos fundamentos do materialismo histórico-dialético, enquanto condição ontológica, e por consequência, da pedagogia histórico-crítica, enquanto condição pedagógica. Confirma-se a hipótese estabelecida, o que implica na ênfase do desenvolvimento de uma concepção de mundo ingênua, bem como da consciência ingênua do indivíduo-trabalhador. Como proposição, apresentou elementos a partir dos fundamentos da pedagogia histórico-crítica, direcionados para enfatizar a relevância da difusão do conhecimento objetivo, assumindo uma perspectiva materialista, histórica e dialética, tendo como finalidade educacional a promoção humana no humano. Com efeito, ainda se propõe a condição concreta do desenvolvimento da concepção de mundo crítica e da consciência crítica do indivíduo-trabalhador.
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