Territórios educativos e políticas de intervenção prioritaria: uma análise crítica

Autores

  • Rui Canário UL - Lisboa - Portugal

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Neste artigo propõe-se uma análise crítica dos Teip (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária). Trata-se da mais recente e ambiciosa medida de política educativa, no quadro do “combate à exclusão social”. A análise proposta organiza-se em função de três eixos essenciais: o primeiro situa-se
ao nível da política educativa (nível macro) e defende-se a tese de que a exclusão social é, no essencial, um fenómeno estrutural da esfera do mundo do trabalho. Num segundo eixo, situado ao nível (meso) da regulação local das políticas educativas, sustenta-se a necessidade de passar de uma concepção de “território escolar” para uma concepção de “território educativo” que questione a forma escolar. Finalmente, a um nível micro, o do trabalho pedagógico realizado com os alunos, considera-se que a visão esvalorizada
dos alunos, por parte, nomeadamente, dos professores, representa o principal ponto crítico da política Teip.

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Publicado

2004-01-01

Como Citar

Canário, R. (2004). Territórios educativos e políticas de intervenção prioritaria: uma análise crítica. Perspectiva, 22(1), 47–78. https://doi.org/10.5007/%x