Nascimento da escolarização moderna: cotejo de duas leituras

Autores

  • Norberto Dallabrida UDESC - Florianópolis - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este ensaio se propõe comparar dois estudos de sociologia  histórica sobre a escolarização moderna. Os livros escolhidos são  Produção da escola/produção da sociedade: análise sócio-histórica de alguns momentos decisivos da evolução escolar no Ocidente,  de André Petitat (1994), e Arqueología de la escuela (1991), de Julia Varela e Fernando Alvarez-Uría. Os dois trabalhos
constatam descontinuidade entre as práticas educativas medievais e os colégios modernos, sublinham a função produtora das  instituições escolares e o seu caráter classista, mas apresentam  diferenças na leitura dos modos de educação e da desigualdade  de gênero.

Downloads

Publicado

2004-01-01

Como Citar

Dallabrida, N. (2004). Nascimento da escolarização moderna: cotejo de duas leituras. Perspectiva, 22(1), 93–110. https://doi.org/10.5007/%x