Avaliação da Pós-graduação: com a palavra os Coordenadores de Programas

Autores

  • José Silvério Baia Horta UFAM - Manaus - AM

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Para a elaboração deste artigo utilizamos como fonte primária as críticas e sugestões encaminhadas à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pelos coordenadores de Programas de Pós-graduação, de todas as áreas, no ColetaCapes de 2004. As mesmas foram agrupadas em cinco blocos: críticas ao caráter homogeneizador do modelo, críticas ao quantitativismo e produtivismo, críticas à ausência – e propostas de introdução – de indicadores do alcance social das atividades dos Programas, inserção internacional e conseqüências da avaliação. Em cada um dos blocos essas críticas e sugestões foram exemplificadas e confrontadas com estudos já
existentes sobre o tema e com documentos oficiais da CAPES.

Biografia do Autor

José Silvério Baia Horta, UFAM - Manaus - AM

Graduação em Pedagogia pela PUC - RJ (1970) , graduação em Filosofia pela PUC - RJ (1975) , mestrado em Educação pela PUC - RJ (1975) e doutorado em Educação - Doctorat d Etat pela Universite de PARIS V (Rene Descartes) (1985) .

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

2006-04-30

Como Citar

Horta, J. S. B. (2006). Avaliação da Pós-graduação: com a palavra os Coordenadores de Programas. Perspectiva, 24(1), 19–47. https://doi.org/10.5007/%x