O cenário da produção científica sobre a educação de jovens e adultos na educação profissional
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e101463Palavras-chave:
Educação profissional e tecnológica, Mundo do trabalho, ProejaResumo
A Educação de Jovens e Adultos é objeto de estudo de pesquisadores em todo o mundo, estando diretamente relacionada ao mercado de trabalho. Essa modalidade educacional possui sempre um viés, que pode ser reparador, equalizador ou ainda capacitador, a depender de cada contexto nacional. Nesse sentido, o presente trabalho tem por finalidade analisar o panorama da produção científica mundial sobre a temática da educação profissional na modalidade de jovens e adultos a partir de uma análise bibliométrica. Para isso, foram selecionados artigos disponíveis na base de dados da Web of Science, publicados entre 2009 e 2024. Foram incluídos trabalhos produzidos em inglês, espanhol ou português e que estivessem disponíveis para análise. Considerando os critérios de inclusão, analisaram-se 83 artigos por meio da estatística descritiva e do software VOSviewer. A análise dos dados indica um aumento da produção de estudos na área ao longo do tempo, com destaque para o ano de 2020. Alemanha, Inglaterra e Brasil são os países com o maior número de produções, sendo a Alemanha o país com mais citações, reforçando o impacto da área na produção acadêmica. A análise de coautoria de palavras-chave, que verifica a similaridade das palavras-chave utilizadas pelos autores de diferentes trabalhos, revela a formação de seis conjuntos de palavras que abordam, predominantemente, as interfaces entre a Educação de Jovens e Adultos e a inserção de indivíduos no mercado de trabalho.
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