O cenário da produção científica sobre a educação de jovens e adultos na educação profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e101463

Palavras-chave:

Educação profissional e tecnológica, Mundo do trabalho, Proeja

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos é objeto de estudo de pesquisadores em todo o mundo, estando diretamente relacionada ao mercado de trabalho. Essa modalidade educacional possui sempre um viés, que pode ser reparador, equalizador ou ainda capacitador, a depender de cada contexto nacional. Nesse sentido, o presente trabalho tem por finalidade analisar o panorama da produção científica mundial sobre a temática da educação profissional na modalidade de jovens e adultos a partir de uma análise bibliométrica. Para isso, foram selecionados artigos disponíveis na base de dados da Web of Science, publicados entre 2009 e 2024. Foram incluídos trabalhos produzidos em inglês, espanhol ou português e que estivessem disponíveis para análise. Considerando os critérios de inclusão, analisaram-se 83 artigos por meio da estatística descritiva e do software VOSviewer. A análise dos dados indica um aumento da produção de estudos na área ao longo do tempo, com destaque para o ano de 2020. Alemanha, Inglaterra e Brasil são os países com o maior número de produções, sendo a Alemanha o país com mais citações, reforçando o impacto da área na produção acadêmica. A análise de coautoria de palavras-chave, que verifica a similaridade das palavras-chave utilizadas pelos autores de diferentes trabalhos, revela a formação de seis conjuntos de palavras que abordam, predominantemente, as interfaces entre a Educação de Jovens e Adultos e a inserção de indivíduos no mercado de trabalho.

Biografia do Autor

Luane Nunes Trindade, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, RS, Brasil, na linha de Formação Docente para a Educação Profissional e Tecnológica; graduada em Licenciatura em História pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA).

 

Claudia Smaniotto Barin, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, RS, Brasil (1995), mestrado em Química (Química Analítica) pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, RS, Brasil (1997) e doutorado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo, USP, Brasil (2001). É pós-doutora em Eletroquímica pelo IQSC/USP e pós-doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Santa Maria e professora do Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica (CTISM). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Eletroquímica, no ensino mediado por tecnologias e na formação de professores.

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Publicado

2025-04-10

Como Citar

Trindade, L. N., & Barin, C. S. (2025). O cenário da produção científica sobre a educação de jovens e adultos na educação profissional. Perspectiva, 43(4), 1–18. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e101463

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua