Marx e Rousseau e a formação humana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e101964

Palavras-chave:

Formação humana, Karl Marx, Jean-Jacques Rousseau

Resumo

O presente ensaio apresenta e discute algumas reflexões desenvolvidas pelos filósofos Jean-Jacques Rousseau e Karl Marx, com o objetivo de problematizar a formação humana atual, abordando suas concepções sobre educação na modernidade e questionando em que medida possuem vigor para os debates hodiernos. Cada um desses estudiosos traz provocações almejando uma sociedade que supere as desigualdades sociais e rompa com a dicotomia entre uma educação voltada à formação da elite dirigente e outra direcionada à classe trabalhadora. Apesar de olhares controversos sobre os benefícios/malefícios do convívio social, afirmam que a formação da sociabilidade humana foi garantidora da sobrevivência da humanidade. Por caminhos distintos, Rousseau e Marx alertam que a desigualdade social não é natural, não pode ser aceita como um infortúnio do destino ou da condição humana. Pelo contrário, é um produto social e, como tal, suscetível de mudança. Não por acaso, ambos os pensadores articulam transformações sociais com projetos educativos também de caráter emancipatório. Por mais que suas propostas educacionais possuam especificidades, ambas se opõem a uma formação unilateral, fragmentada, que aparta razão e sensibilidade, trabalho manual e trabalho intelectual, teoria e prática. Nesse sentido, por mais distintas que sejam, as reflexões de Rousseau e Marx mostram-se inspiradoras na luta atual contra a dualidade educacional.

Biografia do Autor

Karolline Schimmelpfennig Neitzel Kunsch, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em História e especialização em História do Brasil. Atualmente é professora da Rede Pública Estadual.do Espírito Santo, Brasil. Tem interesse em estudos sobre o Ensino Médio e Educação do/no Campo. No momento atual cursa Mestrado na Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), na linha de pesquisa Educação, Formação Humana e Políticas Públicas.

Sandra Soares Della Fonte, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil e em Educação Física pela mesma universidade. Fez o mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, SP, Brasil, (1996). Possui doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil, 2020 e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil (2006), com estágio em doutoramento na University of Nottingham na Inglaterra (2004-2005). Fez estágio de pós-doutoramento em Filosofia na Universidade Federal de Ouro Preto. É professora da UFES desde 1997. É professora colaboradora do Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades (Ifes, campus Vitória) e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES. 

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Publicado

2025-04-03

Como Citar

Kunsch, K. S. N., & Della Fonte, S. S. (2025). Marx e Rousseau e a formação humana. Perspectiva, 43(3), 1–18. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e101964

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua