Experiências educativas da juventude: entre a escola e os grupos culturais

Autores

  • Janice Tirelli Ponte de Sousa Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis
  • Olga Celestina Durand Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O artigo discute, a partir do conceito de socialização,
algumas experiências educativas juvenis
na escola e nos grupos culturais. Sob o
enfoque da Sociologia da Juventude, debate a
constituição da categoria juvenil contemporânea
na sua relação com o espaço escolar e os
demais espaços sociais de inserção do jovem.
Analisa as práticas sociais do jovem como formas
de resistência e protesto sócio-cultural que
se exprimem associativa e coletivamente
enfatizando o seu sentido político-social. Apresenta
ainda, dados empíricos de pesquisas
realizadas com jovens no sul do Brasil que
permitem concluir sobre a necessidade da incorporação
dos valores das culturas juvenis no
processo educativo para a superação do papel
da escola na formação para a mera adaptação
social e ausência de questionamento.

Biografia do Autor

Janice Tirelli Ponte de Sousa, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis

Graduação em Ciências Sociais pela USP, Mestrado em Psicologia pela PUC - SP e Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP. Atualmente é professor adjunto IV da UFSC. Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

2002-01-01

Como Citar

Sousa, J. T. P. de, & Durand, O. C. (2002). Experiências educativas da juventude: entre a escola e os grupos culturais. Perspectiva, 20, 163–181. https://doi.org/10.5007/%x