Clube agrícola em Santa Catarina: ruralismo e nacionalismo na escola
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
Este texto tem por objetivo analisar o ruralismo
brasileiro da década de 1940, expresso nas
ações dos Clubes Agrícolas Escolares.
Apoiou-se em resultados de pesquisa bibliográfica,
de legislação e principalmente em
documentação escolar, sendo que o estado
de Santa Catarina constituiu-se na principal
unidade de análise. Quanto aos Clubes Agrícolas,
estuda os objetivos, o funcionamento,
as relações com o Ministério da Agricultura e
o governo estadual, como parte do processo
de poder disciplinar. Também abordará o pensamento
de Alberto Torres como elemento de
sustentação ideológica desses Clubes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.