Clube agrícola em Santa Catarina: ruralismo e nacionalismo na escola

Autores

  • Neide Almeida Fiori Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Tubarão

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este texto tem por objetivo analisar o ruralismo
brasileiro da década de 1940, expresso nas
ações dos Clubes Agrícolas Escolares.
Apoiou-se em resultados de pesquisa bibliográfica,
de legislação e principalmente em
documentação escolar, sendo que o estado
de Santa Catarina constituiu-se na principal
unidade de análise. Quanto aos Clubes Agrícolas,
estuda os objetivos, o funcionamento,
as relações com o Ministério da Agricultura e
o governo estadual, como parte do processo
de poder disciplinar. Também abordará o pensamento
de Alberto Torres como elemento de
sustentação ideológica desses Clubes.

Biografia do Autor

Neide Almeida Fiori, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Tubarão

Mestrado em Ciências Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e é Doutora em Sociologia (e Livre-Docente) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Sua trajetória acadêmica principal foi na Universidade Federal de Santa Catarina, aposentando-se como Professor Titular. Desenvolveu muitos projetos de pesquisa sob os auspícios do CNPq, tendo sua Bolsa de Produtividade em Pesquisa se situado a nível I,A.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2002-01-01

Como Citar

Fiori, N. A. (2002). Clube agrícola em Santa Catarina: ruralismo e nacionalismo na escola. Perspectiva, 20, 231–260. https://doi.org/10.5007/%x