Clube agrícola em Santa Catarina: ruralismo e nacionalismo na escola

Autor/innen

  • Neide Almeida Fiori Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Tubarão

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Abstract

Este texto tem por objetivo analisar o ruralismo
brasileiro da década de 1940, expresso nas
ações dos Clubes Agrícolas Escolares.
Apoiou-se em resultados de pesquisa bibliográfica,
de legislação e principalmente em
documentação escolar, sendo que o estado
de Santa Catarina constituiu-se na principal
unidade de análise. Quanto aos Clubes Agrícolas,
estuda os objetivos, o funcionamento,
as relações com o Ministério da Agricultura e
o governo estadual, como parte do processo
de poder disciplinar. Também abordará o pensamento
de Alberto Torres como elemento de
sustentação ideológica desses Clubes.

Autor/innen-Biografie

Neide Almeida Fiori, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Tubarão

Mestrado em Ciências Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e é Doutora em Sociologia (e Livre-Docente) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Sua trajetória acadêmica principal foi na Universidade Federal de Santa Catarina, aposentando-se como Professor Titular. Desenvolveu muitos projetos de pesquisa sob os auspícios do CNPq, tendo sua Bolsa de Produtividade em Pesquisa se situado a nível I,A.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Veröffentlicht

2002-01-01

Zitationsvorschlag

Fiori, N. A. (2002). Clube agrícola em Santa Catarina: ruralismo e nacionalismo na escola. Perspectiva, 20, 231–260. https://doi.org/10.5007/%x