Educação de jovens e adultos trabalhadores no Brasil atual: do simulacro à emancipação
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795x.2008v26n1p175Resumo
A educação dos trabalhadores jovens e adultos, no Brasil atual, vem recebendo especial destaque no âmbito das políticas do governo federal. Para além da aparente "democratização" das oportunidades de elevação de escolaridade e, sobretudo, de acesso às bases do conhecimento científico e tecnológico, tal processo é dotado de funcionalidades que requerem ser desveladas. Com esse objetivo, serão apresentados alguns dos principais condicionantes socio econômicos das atuais ações governamentais voltadas para a elevação de escolaridade da classe trabalhadora, tomando como referência a atual divisão social do trabalho na sociedade brasileira. Serão abordadas, ainda, as relações que os movimentos sociais estabelecem com essas políticas, que tanto podem se voltar para a busca da emancipação, que se constrói explorando o caráter contraditório do real, quanto estar marcadas pela adesão mítica e conformadora. Compreender tais processos, em sua complexidade, exige que sejam estabelecidas distinções entre os chamados movimentos sociais "tradicionais" e os "novos movimentos sociais", o que constitui, também, objetivo deste trabalho.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.