Educar, qualificar: caminhos e descaminhos da educação de jovens e adultos trabalhadores

Autores

  • Sonia Maria Rummert Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2013v31n2p405

Resumo

Este artigo apresenta reflexões acerca de questões relativas à qualificação, abordadas em duas perspectivas básicas. Trata-se das concepções de qualificação subordinadas à divisão social do trabalho e da decorrente adequação da força de trabalho às necessidades históricas dos diferentes estágios de expansão e consolidação do capital. Posteriormente, será abordada essa temática à luz do materialismo histórico dialético. Para tanto, será apresentada, inicialmente, uma breve retrospectiva histórica da temática da qualificação, coadunada com as necessidades impostas à classe trabalhadora pelo modo de produção capitalista. A seguir, discorre-se sobre as contribuições marxianas à reflexão sobre a mesma temática. Em continuidade, apresenta-se reflexões preliminares acerca da importância da experiência para a educação de jovens e adultos trabalhadores, na perspectiva da educação comprometida com a emancipação humana.

 

Biografia do Autor

Sonia Maria Rummert, Universidade Federal Fluminense

Sonia Maria Rummert é mestre em Educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação - IESAE/FGV/RJ (1986) e doutora em Ciências Humanas - Educação, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998). É Professor Associado (Aposentada) da Universidade Federal Fluminense, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação. Possui experiência em ensino, pesquisa e extensão na área de Trabalho e Educação, com ênfase nos seguintes temas: trabalho e educação, mundo do trabalho e educação básica e profissional de jovens e adultos trabalhadores (políticas e organização curricular). Concluiu, em maio de 2007, como bolsista da CAPES, estudos de Pós-Doutorado em Formação de Adultos na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, sob a supervisão do Professor Doutor Rui Canário. Foi a coordenadora brasileira do Projeto "Trabalho e educação de jovens e adultos trabalhadores com baixa escoalrização. Políticas e práticas no Brasil e em Portugal", realizado no âmbito do acordo CAPES/FCT em cooperação com a Universidade de Lisboa, representada pelo Professor Doutor Rui Canário, em vigência no período março de 2008 a fevereiro de 2011. É pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, membro do NEDDATE-UFF, Editora da Revista Trabalho Necessário e Líder do Grupo de Pesquisa Trabalho e Educação.É, também, professora colaboradora do Progrma de Doutoramento em Formação de Adultos do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Downloads

Publicado

2013-05-11

Como Citar

Rummert, S. M. (2013). Educar, qualificar: caminhos e descaminhos da educação de jovens e adultos trabalhadores. Perspectiva, 31(2), 405–424. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2013v31n2p405