Globalização e ensino superior: a discussão de Bolonha
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
As tensões criadas pela globalização exercem hoje uma forte pressão e influência sobre o ensino superior, obrigando a mudanças e a transformações. Exemplo disso é, no caso da Europa, o Processo de Bolonha, a construção do espaço europeu de ensino superior (EEES) e os desafios curriculares que o mesmo suscita em tempo de globalização e (des)igualdades. Neste texto1, centrar-me-ei em três pontos. Em primeiro lugar, algumas notas relativas a mudanças, a pressões e a desafios com que hoje se confronta o ensino superior. Em segundo lugar, o processo de reconfiguração do ensino superior na Europa, com a criação do EEES. A terminar, os desafios curriculares que a construção deste espaço coloca e a lógica curricular que a eles preside.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.