Globalização e ensino superior: a discussão de Bolonha

Autores

  • José Brites Ferreira ESEL - Porto Moniz - Portugal

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Palavras-chave:

Higher education, globalization, postgraduate, curriculum, Enseñanza superior, globalización, postgrado. currículo

Resumo

As tensões criadas pela globalização exercem hoje uma forte pressão e influência sobre o ensino superior, obrigando a mudanças e a transformações. Exemplo disso é, no caso da Europa, o Processo de Bolonha, a construção do espaço europeu de ensino superior (EEES) e os desafios curriculares que o mesmo suscita em tempo de globalização e (des)igualdades.  Neste texto1, centrar-me-ei em três pontos. Em primeiro lugar, algumas notas relativas a mudanças, a pressões e a desafios com que hoje se confronta o ensino superior. Em segundo lugar, o processo de reconfiguração do ensino superior na Europa, com a criação do EEES. A terminar, os desafios curriculares que a construção deste espaço coloca e a lógica curricular que a eles preside.

Downloads

Publicado

2006-04-30