Metodologias do ensino de producäo textual: a perspectiva da enunciacäo e o papel da psicolinguística
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
Nos últimos anos, principalmente com o surgimento da noção de gênero textual/discursivo, tem-se intensificado o debate em torno do ensino de Língua Portuguesa. Uma vez que a discussão sobre produção textual tern ocorrido sob a rúbrica de posições especificas, este artigo procura recuperar o seu percurso histórico desde os anos 60, objetivando: I) levantar os núcleos metodológicos constituidos, pontuando áreas de contato e de rompimento; e II) introduzir elementos para a discussão dos modelos psicolinguísticos na metodologia enunciativista.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.