Metodologias do ensino de producäo textual: a perspectiva da enunciacäo e o papel da psicolinguística

Adair Bonini

Resumo


Nos últimos anos, principalmente com o surgimento da noção de gênero textual/discursivo, tem-se intensificado o debate em torno do ensino de Língua Portuguesa. Uma vez que a discussão sobre produção textual tern ocorrido sob a rúbrica de posições especificas, este artigo procura recuperar o seu percurso histórico desde os anos 60, objetivando: I) levantar os núcleos metodológicos constituidos, pontuando áreas de contato e de rompimento; e II) introduzir elementos para a discussão dos modelos psicolinguísticos na metodologia enunciativista.


Palavras-chave


Língua portuguesa-escrita; escrita; redação-metodologia; Portuguese language-writing; writing; writing-methodology; Legua portuguesa; escritura; redacción-metodología

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PDFA


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

Direitos autorais 2002 Adair Bonini

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Perspectiva, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN print 0102-5473, ISSN 2175-795X.

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