A diversidade de gêneros textuais no ensino: um novo modismo?

Bernardete Biasi-Rodrigues

Resumo


Neste artigo apresentamos uma discussão  sobre gêneros textuais baseada em teorias recentes sobre o assunto e na análise das atividades de leitura e produção em algumas colecões de livros didáticos para o Ensino Fundamental. Constatamos que há uma nova perspectiva de tratar a linguagem que vem permeando as ações de ensino-aprendizagem de Lingua Portuguesa, mas a apreensão  do novo objeto de conhecimento ainda se encontra em processo há lacunas teórico-metodológicas no material de formação e apoio pedagógicos que precisam ser preenchidas, para que o ensino com base nos gêneros possibilite instrumentalizar os alunos para o use efetivo da linguagem.


Palavras-chave


Língua portuguesa-estudo e ensino; língua portuguesa- escrita; gêneros textuais; Portuguese language-writing; text gender; Lengua portuguesa -estudio y enseñanza; lengua portuguesa-escritura; géneros textuales

Texto completo:

PDFA


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x



Direitos autorais 2002 Bernardete Biasi-Rodrigues

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Perspectiva, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN print 0102-5473, ISSN 2175-795X.

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