A diversidade de gêneros textuais no ensino: um novo modismo?
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
Neste artigo apresentamos uma discussão sobre gêneros textuais baseada em teorias recentes sobre o assunto e na análise das atividades de leitura e produção em algumas colecões de livros didáticos para o Ensino Fundamental. Constatamos que há uma nova perspectiva de tratar a linguagem que vem permeando as ações de ensino-aprendizagem de Lingua Portuguesa, mas a apreensão do novo objeto de conhecimento ainda se encontra em processo há lacunas teórico-metodológicas no material de formação e apoio pedagógicos que precisam ser preenchidas, para que o ensino com base nos gêneros possibilite instrumentalizar os alunos para o use efetivo da linguagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.