Capacidades metafonológicas e testes de avaliação: implicações sobre o ensino do português

Leonor Scliar-Cabral

Resumo


Discutem-se a consciência fonológica como pré-requisito para a aprendizagem dos sistemas alfabéticos e testes para mensurá-la. Na cadeia da fala, os segmentos e as palavras não contrastam de forma discreta. No sistema impresso, as letras são unidades discretas e as palavras são separadas por espaços em branco. As crianças face a tarefa de descodificar as letras devem destruir a sua percepção intuitiva da cadeia da fala. Existem três enfoques principais sobre o assunto: pelo primeiro, a consciência fonológica
um pré-requisito para a leitura; pelo segundo, ela desenvolve com a leitura e, pelo terceiro, existe uma inluência recíproca e cumulativa.


Palavras-chave


Língua portuguesa-fonologia; Aprendizagem; Capacidade de aprendizagem; Portuguese language-phonology; Learning; Learning capacity; Lengua portuguesa-fonología; Aprendizaje; Capacidad de aprendizaje

Texto completo:

PDFA


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x



Direitos autorais 2002 Leonor Scliar-Cabral

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Perspectiva, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN print 0102-5473, ISSN 2175-795X.

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