Capacidades metafonológicas e testes de avaliação: implicações sobre o ensino do português

Autores

  • Leonor Scliar-Cabral

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Discutem-se a consciência fonológica como pré-requisito para a aprendizagem dos sistemas alfabéticos e testes para mensurá-la. Na cadeia da fala, os segmentos e as palavras não contrastam de forma discreta. No sistema impresso, as letras são unidades discretas e as palavras são separadas por espaços em branco. As crianças face a tarefa de descodificar as letras devem destruir a sua percepção intuitiva da cadeia da fala. Existem três enfoques principais sobre o assunto: pelo primeiro, a consciência fonológica
um pré-requisito para a leitura; pelo segundo, ela desenvolve com a leitura e, pelo terceiro, existe uma inluência recíproca e cumulativa.

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Publicado

2002-01-01

Como Citar

Scliar-Cabral, L. (2002). Capacidades metafonológicas e testes de avaliação: implicações sobre o ensino do português. Perspectiva, 20(1), 139–156. https://doi.org/10.5007/%x