Subjetivação, educação e filosofia

Autores

  • Walter Omar Kohan Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

 

Este trabalho procura aprofundar a leitura do processo de constituição das subjetividades  escolares e a contribuição da prática da filosofia para a constituição de sujeitos mais livres nas escolas. Na primeira direção, a partir de algumas categorias propostas por Michel Foucault, anali-samos dispositivos e técnicas de subjetivação (constituição de individuo sem sujeitos) nas instituições escolares. Na segunda, propomos três linhas diretrizes para um éthos filosofante que vise a afirmação de práticas reflexivas de liberdade por parte de professores e alunos.

Biografia do Autor

Walter Omar Kohan, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

 

Nascido no Rio de Janeiro com graduação em Filosofia pela Universidad de Buenos Aires (1992), doutorado em Filosofia - Universidad Iberoamericana (1996), pós-doutorado na Universidade de Paris VIII (2007). Atualmente é professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mais informações: http://lattes.cnpq.br/8252328432864159

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Publicado

2000-01-01

Como Citar

Kohan, W. O. (2000). Subjetivação, educação e filosofia. Perspectiva, 18(34), 143–158. https://doi.org/10.5007/%x