O educador e as diferenças sociais: uma leitura da filosofia da educação de Richard Rorty
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
0 objetivo desse trabalho a apresentar de que modo a filosofia de Richard Rorty, vista como filosofia da educação, articula a questão das diferenças sociais a prática do educador. A partir dos pressupostos filosóficos da teoria pragmatista, o trabalho relata o procedimento de Rorty voltado para afirmar a necessidade de solidariedade como chave para o equacionamento do problema das diferengas sociais. Nos trabalhos voltados para este tema - onde debate sobre os negros, os homossexuais, o feminismo, o movimento operário e sindical etc - destaca-se a presença de uma utopia política de corte democrático, a partir da qual o autor propõe urn novo olhar sobre o processo educacional, de modo a torna-locapaz de contribuir tanto corn a socialização quanto com a autoredescrição dos sujeitos sociais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.