O educador e as diferenças sociais: uma leitura da filosofia da educação de Richard Rorty

Autores/as

  • Amélia Siller Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumen

0 objetivo desse trabalho a apresentar de que modo a filosofia de  Richard Rorty, vista como filosofia da educação, articula a  questão das diferenças sociais a prática do educador. A partir dos  pressupostos filosóficos da teoria pragmatista, o trabalho relata o  procedimento de Rorty voltado para afirmar a necessidade de  solidariedade como chave para o equacionamento do problema  das diferengas sociais. Nos trabalhos voltados para este tema -  onde debate sobre os negros, os homossexuais, o feminismo, o  movimento operário e sindical etc - destaca-se a presença de uma  utopia política de corte democrático, a partir da qual o autor  propõe urn novo olhar sobre o processo educacional, de modo a torna-locapaz de contribuir tanto corn a socialização quanto com a  autoredescrição dos sujeitos sociais.

Publicado

2000-01-01

Cómo citar

Siller, A. (2000). O educador e as diferenças sociais: uma leitura da filosofia da educação de Richard Rorty. Perspectiva, 18(34), 177–188. https://doi.org/10.5007/%x