Escola Pública e educação do trabalhador

Autores

  • Edna Garcia Maciel Fiod Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

A relação entre escola pública, gratuita e estatal
brasileira e a qualidade desse ensino destinado ã classe trabalhadora constitui a preocupação fundamental deste trabalho. Partiu-se do pressuposto de que o trabalho assalariado, historicamente dado, seja o ponto de partida para a compreensão do saber escolar estatal, que se torna, nesta sociedade, o saber compatível com a participação do trabalhador no processo. produtivo. Trata-se de uma educação que expressa a divisão entre trabalho intelectual e trabalho manual. A superação dessa dicotomia se refere ao desafio político e pedagógico a ser enfrentado pelos trabalhadores da educação. Se se pretende qualificar a escola, neste momento, torna-se imprescindível apreender, cientificamente .. como se dará a educação em uma sociedade cuja relação social entre os homens não terá como fundamento o trabalho humano abstrato.

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Publicado

1990-01-01

Como Citar

Fiod, E. G. M. (1990). Escola Pública e educação do trabalhador. Perspectiva, 8(14), 13–28. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos