Ensino de 2º grau, hoje: a reafirmação do óbvio
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xAbstract
Este trabalho tem como objetivo explicitar a "nova" forma que o ensino de 2º grau vem assumindo atualmente. Para uma compreensão adequada das medidas resultantes da política educacional propostas pela Lei 70441/72, em relação àquele nível de ensino, evidenciou-se a necessidade de investigar historicamente a função que o ensino de 2º grau teve, em diferentes momentos. Constatou-se que, desde a sua origem, o ensino de 2º grau sempre esteve ligado ao ensino superior. Durante certa fase, houve iniciativas que tentaram dissociar esses dois níveis de ensino. Elas foram resultado da política de profissionalização universal e compulsória do ensino de 2º grau. Entretanto, tais iniciativas não conseguiram eliminar o caráter pró-superior do 2º grau. Hoje, este nível de ensino passa novamente por uma "reforma", para que possa cumprir funções historicamente determinadas. Estas visam à formação do jovem para a era científica e tecnológica, inserindo-o no "mundo do trabalho". Devolve-se, pois, a função intrínseca ao ensino de 2º grau, qual seja, a transmissão de conhecimentos empíricos da realidade para aqueles que conseguem ascender na hierarquia educacional.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
The Perspectiva allow the author(s) yo hold the copyright without restrictions as well as publishing rights. If the paper will be republished later in another format, the author(s) should inform that it has originally been published as article in Perspectiva Journal and quote the complete references.
