Réquiem para um curso?

Autores

  • José Leão Marinho Falcão Filho Universidade Federal de Santa Catarina, Florianopólis

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Neste artigo, o autor salienta a dissociação entre o que se ensina nos cursos de Pedagogia e a realidade da escola de 19 e 29 Graus. Reconhece a ineficiência e ineficácia na formação do especialista em Educação. Identifica o reducionismo ao técnico-operacional na década de 70 e o reducionismo ao sócio-político na década de 80, baseados numa falsa dicotomia, como, eVIDência da precariedade do Curso de Pedagogia. Aponta também a minimização da importãncia dos estudos das relações entre especialistas e docentes e a compartimentalização dos
conteúdos afastados da integração e articulação como prejudiciais na formação do especialista em educação.

Biografia do Autor

José Leão Marinho Falcão Filho, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianopólis

Graduação em PEDAGOGIA pela Faculdade Filosofia Ciências Letras de Belo Horizonte (1980), Mestrado em Educação) PUC-SP (1985). Atualmente é assistente III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

1990-01-01

Como Citar

Falcão Filho, J. L. M. (1990). Réquiem para um curso?. Perspectiva, 8(14), 58–79. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos