Réquiem para um curso?

Autor/innen

  • José Leão Marinho Falcão Filho Universidade Federal de Santa Catarina, Florianopólis

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Abstract

Neste artigo, o autor salienta a dissociação entre o que se ensina nos cursos de Pedagogia e a realidade da escola de 19 e 29 Graus. Reconhece a ineficiência e ineficácia na formação do especialista em Educação. Identifica o reducionismo ao técnico-operacional na década de 70 e o reducionismo ao sócio-político na década de 80, baseados numa falsa dicotomia, como, eVIDência da precariedade do Curso de Pedagogia. Aponta também a minimização da importãncia dos estudos das relações entre especialistas e docentes e a compartimentalização dos
conteúdos afastados da integração e articulação como prejudiciais na formação do especialista em educação.

Autor/innen-Biografie

José Leão Marinho Falcão Filho, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianopólis

Graduação em PEDAGOGIA pela Faculdade Filosofia Ciências Letras de Belo Horizonte (1980), Mestrado em Educação) PUC-SP (1985). Atualmente é assistente III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Veröffentlicht

1990-01-01

Zitationsvorschlag

Falcão Filho, J. L. M. (1990). Réquiem para um curso?. Perspectiva, 8(14), 58–79. https://doi.org/10.5007/%x

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Artigos