Filosofia da educação: uma outra filosofia?

Autores

  • Tarso Bonilha Mazzotti Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Palavras-chave:

Educação-Filosofia, Education-Philosophy

Resumo

O desafio de ensinar filosofia da educação parece idêntico ao
que tem caracterizado o ensino da filosofia tout court. No entanto, a filosofia da educação põe, imediatamente, o problema de sua pertinência: haveria uma filosofia da educação? A filosofia da educação seria "aplicação" de alguma filosofia? Por outro lado, será que a filosofia da educação tem por tarefa o estabelecimento dos valores educativos? Neste trabalho examinarei as respostas mais freqüentemente dadas a estas indagações questionando a afirmação de que a filosofia da educação é aplicação de alguma filosofia, bem como a idéia de que a ela cabe determinar os valores da educação. Finalmente, procurarei mostrar que a filosofia
da educação tem por tarefa elucidar as teorias pedagógicas, contribuindo para a efetivação da interdisciplinaridade no conhecimento pedagógico.

Biografia do Autor

Tarso Bonilha Mazzotti, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1972), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1978) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1987). Atualmente é pesquisador associado da Fundação Carlos Chagas e professor adjunto da Universidade Estácio de Sá.

Mais informações: http://lattes.cnpq.br/7569711844631608

Downloads

Publicado

1999-01-01