As novas tecnologias como mediadoras nos processos de in/exclusão dos surdos na escola e na sociedade

Adriana da Silva Thoma, Nize Maria Campos Pellanda

Resumo


Esse texto reflete sobre a mediação das novas tecnologias nos processos de in/exclusão das alteridades surdas na escola e na sociedade. A partir de uma discussão mais ampla dos avanços da ciência e da tecnologia nas últimas décadas e da conseqüente
reconfiguração dos lugares de in/exclusão, o texto discute o paradigma da complexidade como possibilidade instrumental de abordagens de objetos de pesquisa na área da educação de surdos.


Palavras-chave


Surdos-Educação; tecnologia educacional; ensino por computador; computer-assisted teaching; deaf-education;surdos-educación; ensenañza auxiliada por computadores

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PDFA


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x



Direitos autorais 2008 Adriana da Silva Thoma, Nize Maria Campos Pellanda

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Perspectiva, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN print 0102-5473, ISSN 2175-795X.

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