Inclusão e a questão das diferenças na educação

Autores

  • Sadao Omote Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filh

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

o artigo discute questões relativas à diversidade e diferenças individuais na educação inclusiva. As diferenças referidas na educação inclusiva nem sempre levam em conta as severas deficiências que limitam acenruadamente a pessoa. Os deficientes com esse grau de comprometimento não podem ser atendidos em classes de ensino comum, ainda que estas sejam amplamente inclusivas. Esses deficientes apresentam necessidades especiais que não podem ser atendidas emescolas de ensino comum. A educação inclusiva tem como um de seus maiores desafios a provisão de ensino de qualidade para todas as crianças e jovens que, embora não tenham nenhuma deficiência, apresentam grandes diferenças devidas às desigualdades sociais.

Biografia do Autor

Sadao Omote, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filh

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1971), mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1980), doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1984) e Livre-docência em Educação Especial pela Universidade Estadual Paulista (1992). Professor Titular aposentado do Departamento de Educação Especial da Universidade Estadual Paulista. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, ministrando disciplinas em cursos de Pedagogia, Terapia Ocupacional e Fisioterapia, e professor orientador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, inclusão, família de deficiente, percepção social, formação de professores e formação de pesquisadores e produção de conhecimento. Mais informações:http://lattes.cnpq.br/7647316253011798

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Publicado

2006-10-30

Como Citar

Omote, S. (2006). Inclusão e a questão das diferenças na educação. Perspectiva, 24(3), 251–272. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua