Inclusão e a questão das diferenças na educação

Sadao Omote

Resumo


o artigo discute questões relativas à diversidade e diferenças individuais na educação inclusiva. As diferenças referidas na educação inclusiva nem sempre levam em conta as severas deficiências que limitam acenruadamente a pessoa. Os deficientes com esse grau de comprometimento não podem ser atendidos em classes de ensino comum, ainda que estas sejam amplamente inclusivas. Esses deficientes apresentam necessidades especiais que não podem ser atendidas emescolas de ensino comum. A educação inclusiva tem como um de seus maiores desafios a provisão de ensino de qualidade para todas as crianças e jovens que, embora não tenham nenhuma deficiência, apresentam grandes diferenças devidas às desigualdades sociais.


Palavras-chave


Educação especial; Inclusão social; Educação e exclusão; Special education; Social inclusion; Educacion and exclusion; Educación especial; Inclusión social; Educación y exclusión

Texto completo:

PDFA


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x



Direitos autorais 2008 Sadao Omote

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Perspectiva, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN print 0102-5473, ISSN 2175-795X.

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