Ideb e Novo Ideb: formulações em curso acerca da qualidade educacional a partir do rendimento escolar
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2026.e111932Palavras-chave:
Desigualdades socioeducacionais., Indicador da trajetória, Indicador de permanência, Taxa de conclusão por segmentoResumo
O processo de atualização do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, em direção à sua reconstituição, tem mobilizado debates acerca das dimensões constitutivas do indicador, especialmente aprendizagem e rendimento escolar. Este artigo analisa as formulações produzidas em torno da redefinição do componente rendimento escolar e suas articulações com a qualidade da educação e as desigualdades socioeducacionais. Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa documental, com análise de conteúdo fundamentada nos procedimentos propostos por Bardin (1977). O corpus reúne 41 fontes textuais e não textuais publicizadas entre 2020 e 2024, provenientes de atores e instituições envolvidos no debate sobre o futuro do indicador. A análise evidenciou três eixos de proposições: indicador de permanência e taxas de aprovação nos anos pares e ímpares; taxa de conclusão no tempo certo por segmento; e indicador de trajetória escolar. Os resultados indicam que, embora o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e o Ministério da Educação ocupem lugar estratégico nos processos de deliberação sobre o futuro do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o debate envolve uma multiplicidade de sujeitos e organizações que disputam sentidos acerca da qualidade educacional. Observa-se um movimento de deslocamento do enfoque restrito às taxas de aprovação para perspectivas centradas na permanência, na trajetória escolar e na conclusão no tempo adequado, articuladas à tentativa de apreender desigualdades educacionais e sociais. (continua)
Referências
ABAVE. Webinar Abave: O futuro do Ideb. YouTube, 5 maio 2022.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa/PT: Edições 70, 1977.
BOF, Alvana Maria; RODRIGUES, Clarissa Guimarães; OLIVEIRA, Adolfo Samuel. Melhoria da qualidade da Educação Básica e superação das desigualdades educacionais: aprimoramentos para o novo Plano Nacional de Educação. Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais. Brasília/DF, 2023.
BRASIL. Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007. Dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, pela União Federal, em regime de colaboração com Municípios, o Distrito Federal e os Estados. Diário Oficial da União, Brasília/DF, 2007.
BRASIL. Lei complementar nº 220, de 31 de outubro de 2025. Institui o Sistema Nacional de Educação (SNE) e fixa normas para a cooperação entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios para elaboração e implementação de políticas, de programas e de ações educacionais, em regime de colaboração.
BRASIL. Portaria nº 1.052, de 24 de dezembro de 2021. Prorroga o prazo de vigência da Portaria MEC nº 445, de 25 de junho de 2021. Diário Oficial da União, Brasília/DF, 2021c.
BRASIL. Portaria nº 119, de 11 de março de 2021. Institui Grupo de Trabalho responsável por elaborar estudo técnico para subsidiar a atualização do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Diário Oficial da União, Brasília/DF, 2021a.
BRASIL. Portaria nº 188, de 20 de maio de 2024. Institui Comissão de Assessoramento para subsidiar a elaboração da proposta de atualização do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Diário Oficial da União, Brasília/DF, 2024b.
BRASIL. Portaria nº 190, de 20 de maio de 2024. Institui a Comissão de Assessoramento para Atualização do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Diário Oficial da União, Brasília/DF, 2024c.
BRASIL. Portaria nº 26, de 29 de janeiro de 2024. Institui Grupo de Trabalho responsável pela elaboração de estudos técnicos para subsidiar a atualização do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Diário Oficial da União, Brasília/DF, 2024a.
BRASIL. Portaria nº 395, de 2 de junho de 2022. Prorroga por 180 (cento e oitenta) dias o prazo de conclusão dos trabalhos do Grupo de Trabalho instituído pela Portaria MEC nº 445, de 25 de junho de 2021. Diário Oficial da União, Brasília/DF, 2022.
BRASIL. Portaria nº 445, de 25 junho de 2021. Institui Grupo de Trabalho, no âmbito do Ministério da Educação, com a finalidade de discutir a atualização do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Diário Oficial da União, Brasília/DF, 2021b.
BRASIL. Portaria nº 499, de 28 de julho de 2025. Institui a Comissão de Assessoramento para Atualização do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Diário Oficial da União, Brasília/DF, 2025.
BRASIL. Portaria nº 556, de 2 de outubro de 2020. Institui grupo de trabalho responsável por elaborar estudo técnico para subsidiar a atualização do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Diário Oficial da União, Brasília/DF, 2020.
CASASSUS, Juan. A escola e a desigualdade. 2ª ed. Brasília/DF: Líber, 2007.
DOURADO, Luiz Fernandes; OLIVEIRA, João Ferreira. A qualidade da educação: perspectivas e desafios. Cadernos Cedes, Campinas/SP, v. 29, n. 78, 2009.
GENTILI, Pablo Antônio Amadeo. O discurso da qualidade como nova retórica conservadora no campo educacional. In: GENTILI, Pablo Antônio Amadeo; SILVA, Tomaz Tadeu (org.). Neoliberalismo, qualidade total e educação: visões críticas. Petrópolis/RJ: Vozes, ed. 10, 2001.
IEDE. Indicador de Permanência Escolar. Portal Iede. São Paulo/SP, 2024.
IEDE; SOARES, José Francisco; FERNANDES, Reynaldo; KLEIN, Ruben; MUNDIAL, Banco. Propostas e reflexões para o novo Ideb. São Paulo/SP: Portal Iede, 2022.
JEDUCA. Webinar Jeduca - Novo Saeb e reformulação do Ideb: pontos de atenção da cobertura. YouTube, 15 de dezembro de 2020.
OLIVEIRA, João Ferreira. A função social da educação e da escola pública: tensões, desafios e perspectivas. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; FERREIRA, Eliza Bartolozzi (org.). Crise da escola e políticas educativas. Belo Horizonte/MG: Autêntica, 2009.
OLIVEIRA, Romualdo Portela; ARAÚJO, Gilda Cardoso. Qualidade do ensino: uma nova dimensão da luta pelo direito à educação. Revista Brasileira de Educação, São Paulo/SP, n. 28, 2005.
PARO, Vitor Henrique. Escritos sobre educação. São Paulo/SP: Xamã, 2001.
PORTALIDEA. Webinar Unesco: Um indicador para substituir o Ideb. YouTube, 5 de agosto de 2021.
RODRIGUES, Clarissa Guimarães; OLIVEIRA, Adolfo Samuel; BOF, Alvana Maria; BERGMANN, Luana. Novo Ideb: uma contribuição a partir de reflexões teóricas e simulações empíricas. Abave, São Paulo/SP, 2022.
SOARES, José Francisco; ALVES, Maria Teresa Gonzaga; FONSECA, José Aguinaldo. Trajetórias educacionais como evidência da qualidade da educação básica brasileira. Revista Brasileira de Estudos de População, Brasília/DF, v. 38, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Antônia Bruna da Silva, Afonso Gomes de Oliveira, Maria Dilnéia Espíndola Fernandes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
