Políticas para o ensino superior no âmbito do projeto revolucionário bolivariano da Venezuela: aspectos históricos e conceituais

Autores

  • Maria Lucia Frizon Rizzotto Unioeste - Cascável - PR
  • Francis Mary Guimarães Nogueira Unioeste - Cascável - PR

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2009v27n2p603

Resumo

Este estudo de caráter documental apresenta resultados de pesquisa que objetivou abordar aspectos históricos e conceituais que ajudam a compreender tanto a emergência do Projeto Revolucionário Bolivariano (PRB), como as razões que levaram 

à criação da Universidade Bolivariana da Venezuela e da Missão Sucre, principal política do governo Chávez para o Ensino Superior. O recorte da pesquisa está circunscrito ao primeiro governo de Chávez, particularmente ao período compreendido entre 2003 e 2006. Buscou-se mostrar como o processo de formação em curso naquele país se articula com a implemen- tação do PRB. Propõe-se também realizar análises acerca da concepção de formação subjacente à política de Ensino Superior. Neste artigo, concluiu-se que a apropriação de princípios liberais no processo educativo, dadas as contradições e a polarização que vive a sociedade venezuelana, pode não viabilizar a conse- cução do processo de transformação social em curso naquele país.

Biografia do Autor

Maria Lucia Frizon Rizzotto, Unioeste - Cascável - PR

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Francis Mary Guimarães Nogueira, Unioeste - Cascável - PR

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora associada da Unioeste- Campus de Cascável. Professora do Curso de Pedagogia e do Mestrado em Educação.

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Publicado

2010-10-28

Como Citar

Rizzotto, M. L. F., & Nogueira, F. M. G. (2010). Políticas para o ensino superior no âmbito do projeto revolucionário bolivariano da Venezuela: aspectos históricos e conceituais. Perspectiva, 27(2), 603–628. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2009v27n2p603