O programa de assistência ao estudante da UNILA: uma análise do perfil de estudantes brasileiros e estrangeiros
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e71975Palavras-chave:
Universidade pública, Políticas públicas de educação, Assistência ao estudanteResumo
A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), criada em 2010, durante os governos do Partido dos Trabalhadores no Brasil, previa em seu projeto original, a participação de 50% de alunos brasileiros e 50% de alunos oriundos de países da América Latina, ofertando diferentes auxílios, para ambos os grupos, no âmbito da Assistência Estudantil (AE) da Universidade. A pesquisa, de abordagem quantitativa, objetiva analisar os perfis socioeconômico, demográfico e de saúde dos estudantes brasileiros e estrangeiros atendidos pela AE da Unila. Os dados foram coletados entre março e abril de 2019, tendo como fontes: o Sistema Integrado de Informações, cadastro socioeconômico, planilhas com avaliação socioeconômica, editais de seleção, documentos pessoais e atas de reunião da comissão de seleção. A amostra consistiu de 1.778 estudantes, matriculados entre 2014 e 2018, beneficiados pelos auxílios moradia, transporte e/ou alimentação, dentre os quais 52% brasileiros e 48% estrangeiros. Os dados foram organizados em planilhas no Excel, com posterior análise descritiva e apresentação dos resultados em números inteiros e porcentagens. Os resultados evidenciaram que 53% dos brasileiros e 45% dos estrangeiros são do sexo feminino; 46% dos brasileiros e 38,3% dos estrangeiros são da cor parda ou negra; a mãe é a principal fonte de renda para 26,1% dos brasileiros e 29,6% dos estrangeiros; e 19,4% dos brasileiros e 38,5% dos estrangeiros têm como renda bruta familiar até um salário-mínimo
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