Políticas para o ensino superior no âmbito do projeto revolucionário bolivariano da Venezuela: aspectos históricos e conceituais
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2009v27n2p603Resumo
Este estudo de caráter documental apresenta resultados de pesquisa que objetivou abordar aspectos históricos e conceituais que ajudam a compreender tanto a emergência do Projeto Revolucionário Bolivariano (PRB), como as razões que levaram
à criação da Universidade Bolivariana da Venezuela e da Missão Sucre, principal política do governo Chávez para o Ensino Superior. O recorte da pesquisa está circunscrito ao primeiro governo de Chávez, particularmente ao período compreendido entre 2003 e 2006. Buscou-se mostrar como o processo de formação em curso naquele país se articula com a implemen- tação do PRB. Propõe-se também realizar análises acerca da concepção de formação subjacente à política de Ensino Superior. Neste artigo, concluiu-se que a apropriação de princípios liberais no processo educativo, dadas as contradições e a polarização que vive a sociedade venezuelana, pode não viabilizar a conse- cução do processo de transformação social em curso naquele país.
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