A reforma do Estado e da educação no contexto da ideologia da pós-modernidade

Autores

  • Isaura Monica Souza Zanardini Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Cascavel (PR)

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O propósito deste artigo é apresentar algumas considerações a respeito da reforma da Educação Básica implementada no Brasil, na década de 1990, e sua articulação com a reforma do Estado brasileiro e com a ideologia da pós-modernidade, que, por sua vez, ao sustentar as reformas e estratégias implementadas no contexto da globalização e do neoliberalismo, propõe a necessidade de uma “nova racionalidade” que se expressa na chamada administração pública gerencial. Ao lado da reforma do Estado, apresentamos, a partir de alguns documentos elaborados como resultado da Conferência Mundial de Educação para Todos, realizada na Tailândia em 1990, reflexões sobre as perspectivas que embasam e orientam a reforma da Educação Básica.

Biografia do Autor

Isaura Monica Souza Zanardini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Cascavel (PR)

Graduada em Pedagogia e especialista em Fundamentos da Educação pela UNIOESTE CASCAVEL (1995), Mestre em Educação pela UEM (2001) e Dutora em Educação pela UNICAMP (2006). Docente da UNIOESTE. Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2007-04-30

Como Citar

Zanardini, I. M. S. (2007). A reforma do Estado e da educação no contexto da ideologia da pós-modernidade. Perspectiva, 25(1), 245–270. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua