A reforma do Estado e da educação no contexto da ideologia da pós-modernidade

Isaura Monica Souza Zanardini

Resumo


O propósito deste artigo é apresentar algumas considerações a respeito da reforma da Educação Básica implementada no Brasil, na década de 1990, e sua articulação com a reforma do Estado brasileiro e com a ideologia da pós-modernidade, que, por sua vez, ao sustentar as reformas e estratégias implementadas no contexto da globalização e do neoliberalismo, propõe a necessidade de uma “nova racionalidade” que se expressa na chamada administração pública gerencial. Ao lado da reforma do Estado, apresentamos, a partir de alguns documentos elaborados como resultado da Conferência Mundial de Educação para Todos, realizada na Tailândia em 1990, reflexões sobre as perspectivas que embasam e orientam a reforma da Educação Básica.


Palavras-chave


Reforma do Estado; Educação Básica; Racionalidade; State Reform; Basic Education; Rationality; Reforma del Estado; Educación Basica; Racionalidad

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DOI: https://doi.org/10.5007/%25x



Direitos autorais 2008 Isaura Monica Souza Zanardini

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Perspectiva, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN print 0102-5473, ISSN 2175-795X.

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