Atividade pedagógica e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores

Autores

  • Maria Eliza M. Bernardes Faculdades Integradas de Santo André (FEFISA), Santo André
  • Flávia Ferreira da Silva Asbahr Universidade Ibirapuera, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Palavras-chave:

Prática pedagógica, Conhecimento e aprendizagem, Pensamento, Pedagogical practice, Knowledge and learning, Thinking, Práctica pedagógica, Conocimiento y aprendizaje, Pensamiento

Resumo

Com a fi nalidade de explicitar algumas relações presentes entre a educação escolar e a constituição e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores a partir da atividade pedagógica, o estudo apresentado tem como ponto de partida as obras de Vygotski, Luria e Leontiev, assim como apresenta as elaborações teóricas decorrentes das pesquisas das autoras. São explicitadas as considerações acerca do método de pesquisa, da constituição das funções psicológicas superiores e das relações interfuncionais presentes na apropriação da cultura relacionadas aos processos de internalização e apropriação do conhecimento. No que se refere à educação escolar, discute-se o papel da escolarização no processo de desenvolvimento humano e a concepção da atividade pedagógica como elemento fundamental na formação do pensamento teórico dos estudantes e educadores.

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Publicado

2007-11-16