Atividade pedagógica e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores

Maria Eliza M. Bernardes, Flávia Ferreira da Silva Asbahr

Resumo


Com a fi nalidade de explicitar algumas relações presentes entre a educação escolar e a constituição e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores a partir da atividade pedagógica, o estudo apresentado tem como ponto de partida as obras de Vygotski, Luria e Leontiev, assim como apresenta as elaborações teóricas decorrentes das pesquisas das autoras. São explicitadas as considerações acerca do método de pesquisa, da constituição das funções psicológicas superiores e das relações interfuncionais presentes na apropriação da cultura relacionadas aos processos de internalização e apropriação do conhecimento. No que se refere à educação escolar, discute-se o papel da escolarização no processo de desenvolvimento humano e a concepção da atividade pedagógica como elemento fundamental na formação do pensamento teórico dos estudantes e educadores.


Palavras-chave


Prática pedagógica; Conhecimento e aprendizagem; Pensamento; Pedagogical practice; Knowledge and learning; Thinking; Práctica pedagógica; Conocimiento y aprendizaje; Pensamiento

Texto completo:

PDFA


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x



Direitos autorais 2008 Maria Eliza M. Bernardes, Flávia Ferreira da Silva Asbahr

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Perspectiva, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN print 0102-5473, ISSN 2175-795X.

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