O trabalho docente diante da complexa relação entre educação e mercado

Luiz Antonio Saléh Amado

Resumo


O texto discute o trabalho e a formação docente neste momento em que as transformações ocorridas no campo da produção colocam como exigência a criação de um novo tipo de sujeito e trabalhador. Afi rma o lugar peculiar ocupado pelo profissional docente – sujeito às e sujeito das políticas públicas para a educação. Discute a necessidade de problematizar o trabalho e a formação destes profi ssionais e os processos de subjetivação engendrados pelos dispositivos pedagógicos, a partir da análise da relação entre educação e mercado, e das demandas produzidas com base nesta relação. Examina a reorganização dos espaços de formação docente, efetuada de modo a limitar o processo à profi ssionalização do professor, indagando qual a posição deste profi ssional da educação diante da reprodução da lógica atual e da construção de alternativas.


Palavras-chave


Professores-Formação; Políticas Públicas; Formação Docente; Teachers-Education; Public Policies; Teacher Education; Docentes-Formación; Políticas Públicas; Formación Docente

Texto completo:

PDFA


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x



Direitos autorais 2008 Luiz Antonio Saléh Amado

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Perspectiva, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN print 0102-5473, ISSN 2175-795X.

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