A preocupação com a metodologia de pesquisa está fora de moda? Análise de trabalhos apresentados em um evento da área da Educação
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2010v28n1p227Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma análise oriunda de uma amostra aleatória de trabalhos que constavam dos anais de um conceituado evento da área da Educação. A análise centrou-se na presença/ausência de elementos considerados, pelo grupo de pesquisadores, fundamentais em um relato de pesquisa. Esses elementos foram estabelecidos a partir de uma revisão de literatura sobre o tema. Cada trabalho foi analisado por dois examinadores que preencheram formulários com informações acerca dos seguintes aspectos previamente selecionados: omissão de objetivos; ausência de descrição dos sujeitos e do seu processo de seleção; ausência de descrição dos instrumentos de coleta e análise de dados; e não-inclusão de bibliogra$ a relativa à metodologia de pesquisa nas referências. A análise desses percentuais indicou a existência de lacunas relativas aos diferentes elementos analisados, sugerindo problemas de qualidade nesses relatórios, o que re& ete um provável descaso com a descrição detalhada dos métodos investigativos utilizados. Os resultados são preocupantes e alertam para a importância de uma ampla discussão sobre metodologia de pesquisa e sobre elaboração de relatórios, tanto entre pesquisadores quanto entre cursos de formação para a pesquisa.Downloads
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