Marx e Lukács e o problema da individualidade: algumas aproximações
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2009v27n2p441Resumo
A última grande obra filosófica de Gyorgy Lukács, para uma ontologia do ser social, assim como os prolegômenos constituem no interior do marxismo uma inovação radical diante da interpretação dispensada à obra de Marx ao longo do último século, pois têm o mérito de enfatizar o caráter ontológico do pensamento de Marx. Entretanto, se deve sublinhar que, segun- do o filósofo húngaro, a categoria da generidade explicita a concepção revolucionária sobre o ser e o devir do gênero huma- no instaurada por Marx. Lukács identifica o lócus genético dessa concepção, ou seja, a superação do gênero natural mudo e o surgimento do gênero propriamente humano, precisamente na práxis que constitui a maneira segundo a qual a “adaptação ativa” se desenvolve e na qual, por consequência, se realiza de modo contraditório e não idêntico a constituição processual do ser social. Nesse contexto, Lukács não compreende a individua-lidade como um dado humano originário, mas, antes, como categoria que se constitui também historicamente, sobre o fundamento de uma “determinação recíproca” com a generidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.