Novos mundos para o mundo: perspetivas multiculturais na literatura infantil e juvenil
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2012v30n3p909Resumo
Sendo Portugal um país com uma longa história de relação com outras gentes e outras culturas, pretendemos dar conta de textos que nos mostrem, não só a formacomo Portugal se relaciona com estes povos, mas também o modo como o Outroolha para nós. Como é que outros povos nos perspetivam? Que imagem têm de nóse transmitem às gerações mais novas? Como interpretam os mesmos eventos e osmesmos factos? De que ponto de vista se colocam? Para tentarmos responder a estasquestões, iremos socorrer-nos de textos de potencial receção infantil e juvenil, vindosa lume no Brasil, mas que se centram num episódio histórico comum aos dois países– a chegada e a estadia da família real portuguesa ao Brasil. Dar a conhecer estestextos é o primeiro objetivo deste ensaio; compreender como o Outro olha para nóse nos perspetiva, levando-nos a questionar o nosso etnocentrismo configura-se comoum outro objetivo. Na escrita deste ensaio, seguimos uma metodologia comparativa,comparando os dois textos, bem como efetuámos uma análise sobre os paratextos, aintriga e as personagens das obras. Como resultados mais relevantes, ressaltamos anecessidade de os mediadores de leitura contribuírem para a redescoberta não só desteperíodo histórico mas também da figura do monarca D. João VI.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.