Os conflitos bélicos e a criança na literatura infantil

Autores

  • Fernando Azevedo Universidade do Minho - UM
  • Angela Balça Universidade de Évora - UE
  • Moisés Selfa Sastre Universidade de Lleida - UL

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n4p1141

Resumo

Os textos da literatura infantil, propondo uma modelização dos realia, constituem excelentes ocasiões para falar acerca de temas difíceis, buscando soluções para eles. Desde sempre, os temas difíceis foram tratados na literatura infantil, apesar das reservas que a sociedade pode ou não ter em relação à sua abordagem junto aos mais novos. Deste modo, o nosso estudo centra-se em três obras de literatura infantil que abordam a situação da guerra e que possibilitam pensar e interrogar o lugar da criança nesse contexto. A primeira obra, com o formato de um caderno escolar, é uma homenagem às crianças mortas pelos bombardeamentos de Gaza, levados a cabo pelas tropas israelitas no verão de 2014. A segunda obra fala-nos de um muro, metáfora que separa povos e mundos, cujo derrube é essencial para assegurar a consecução da felicidade coletiva. A terceira obra configura um testemunho: perante o infortúnio da guerra e da miséria humana, importa nunca desistir e encontrar forças para renascer sempre. Ainda que as três obras, unidas pelo protocolo da ficcionalidade, não se refiram aos mesmos eventos histórico-factuais, elas podem ser lidas em conjunto, potenciando interpretações suscetíveis de ajudarem as crianças a pensar o lugar que cada uma tem e pode desempenhar numa sociedade globalizada, onde os ideais da Paz, da Fraternidade, do Amor e do Respeito pelo Próximo continuam a ter de ser fortemente cultivados diariamente.

Biografia do Autor

Fernando Azevedo, Universidade do Minho - UM

Doutor em Ciências da Literatura pela Universidade do Minho (UM). Docente no Instituto de Educação da UM. Membro do CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM, Portugal. Email: fraga@ie.uminho.pt

Angela Balça, Universidade de Évora - UE

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Évora (UE). Docente no Departamento de Pedagogia e Educação da UE, Portugal. Membro do CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM, Portugal. Email: apb@uevora.pt

Moisés Selfa Sastre, Universidade de Lleida - UL

Doutor em Filologia pela Universidade de Lleida (UL). Professor do Departamento de Didáticas Específicas da UL, Espanha. Email: mselfa@didesp.udl.cat

Downloads

Publicado

2017-12-21

Como Citar

Azevedo, F., Balça, A., & Selfa Sastre, M. (2017). Os conflitos bélicos e a criança na literatura infantil. Perspectiva, 35(4), 1141–1156. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n4p1141

Edição

Seção

Filosofia, Arte e Educação: Experiências em Pensamento