Poesia na infância e formação de leitores

Autores

  • Fernando Azevedo Universidade do Minho
  • Isabel Souto e Melo Centro de Investigação em Estudos da Criança - Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2012v30n3p925

Resumo

Este artigo apresenta um conjunto de estratégias para ler e apreciar a poesia em contexto escolar, particularmente nos primeiros anos da escolaridade. A poesia é concebida como um tipo de texto onde a elevada concentração sígnica e a multivalência semântica, expandidas pela plurissignificação da conjugação dos elementos do conteúdo com os da expressão, possibilita, ao leitor, o contato emocional e afetivo com o estado de coisas do mundo empírico e histórico-factual, sugerindo percursos hermenêuticos plurais para o seu acesso, conhecimento e reflexão. Assume-se, ao longo do texto, que a fruição do texto poético constitui uma mais-valia na criação de hábitos leitores, aspeto crucial para a formação de leitores capazes de ler voluntariamente em quantidade e em qualidade.

Biografia do Autor

Fernando Azevedo, Universidade do Minho

Fernando José Fraga de Azevedo é Professor Associado da Universidade do Minho (Instituto de Educação).

Doutorado em Ciências da Literatura, Especialidade de Literatura Portuguesa, pela Universidade do Minho, é regente das unidades curriculares de Literatura para a Infância e Juventude, assim como de Literacia e Mediação Leitora, nos cursos de Licenciatura e de Pós-Graduação do Instituto de Educação.

É membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC). Tem obras publicadas no domínio da hermenêutica textual, literatura infantil e formação de leitores.

Isabel Souto e Melo, Centro de Investigação em Estudos da Criança - Universidade do Minho

Doutoranda em Estudos da Criança e membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Downloads

Publicado

2012-09-18

Como Citar

Azevedo, F., & Melo, I. S. e. (2012). Poesia na infância e formação de leitores. Perspectiva, 30(3), 925–946. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2012v30n3p925

Edição

Seção

Artigos de Dossiês Temáticos