Neopragmatismo Rortyano e Educação

Autores

  • Gisele Masson Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2013v31n1p235

Resumo

Este artigo aborda a concepção de educação do fi lósofo norte-americano Richard Rorty. Trata-se de resultado de estudo teórico assentado nos fundamentos da teoria marxista, cujo objetivo foi explicitar o neopragmatismo rortyano e seus desdobramentos naconcepção de educação defendida pelo autor. Inicialmente, o texto apresenta questões centrais do pragmatismo clássico e do neopragmatismo. Posteriormente, analisa as implicações da concepção neopragmática de educação desenvolvida por Rorty. Destaca-se que a concepção rortyana de educação como edificação se subdivide emsocialização e individualização, e tem por objetivo garantir que seja transmitido apenaso que é seguro para a manutenção e o aprimoramento da sociedade, inviabilizando apossibilidade de construção de um projeto educativo que contribua para o processo dedesenvolvimento de estratégias para a superação da sociedade capitalista. Rorty propõe substituir o modelo representacional do conhecimento por um comunicacional em que o entendimento intersubjetivo se coloca no lugar da objetividade.

Biografia do Autor

Gisele Masson, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

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Publicado

2013-04-30

Como Citar

Masson, G. (2013). Neopragmatismo Rortyano e Educação. Perspectiva, 31(1), 235–260. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2013v31n1p235

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua