Ideologia e Educação: entre o Mercado, a Ciência e a Religião

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e71218

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar análises que contribuam para o debate sobre a definição de políticas educacionais no Brasil, enfocando a mediação de representantes políticos que atuam com base nos interesses do mercado e de grupos religiosos (cristãos). O estudo realizado utilizou da pesquisa bibliográfica e documental, com fundamentação teórica em autores do campo marxista. Apreender os múltiplos determinantes que interferem na aprovação de políticas educacionais é fundamental para que possamos entender a correlação de forças existente no Estado brasileiro e atuar para a garantia de princípios essenciais como a laicidade do ensino, a pluralidade de ideias e a diversidade social, sem perder de vista a desigualdade de classe. Há evidências de que existe uma agenda conservadora para a educação sendo objetivada de forma ideológica, por meio de alianças estratégicas. Desse modo, ciência, religião e mercado são categorias analíticas que expressam a realidade dessas proposições e se apresentam cada vez mais interligadas nos debates sobre educação.

Biografia do Autor

Gisele Masson, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação

Anita Helena Schlesener, Universidade Tuiuti do Paraná, UTP

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação

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Publicado

2021-11-19

Como Citar

Masson, G., & Schlesener, A. H. (2021). Ideologia e Educação: entre o Mercado, a Ciência e a Religião. Perspectiva, 39(4), 1–17. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e71218