Ideología y Educación: entre el mercado, la ciencia y la religión
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e71218Resumen
Este artículo tiene como objetivo presentar análisis que contribuyan al debate sobre la definición de políticas educativas en Brasil. El enfoque está en la mediación de representantes políticos que actúan con base en los intereses del mercado y de los grupos religiosos (cristianos). El estudio bibliográfico emergió del interés de las investigadoras sobre la coyuntura política e ideológica, especialmente en el campo de la educación, a partir de la fundamentación teórica marxista, teniendo como problemática central responder el siguiente cuestionamiento: ¿Qué determinantes ideológicos son hegemónicos en las políticas educativas brasileñas de la actualidad? Aprehender los múltiples determinantes que interfieren en la aprobación de las políticas educativas es fundamental para que se pueda entender la correlación de fuerzas existentes en el Estado brasileño y actuar para la garantía de principios esenciales como la laicidad de la enseñanza, la pluralidad de ideas y la diversidad social, sin perder de vista la desigualdad de clase. Ciencia, religión y mercado son categorías analíticas que expresan la realidad de las proposiciones políticas y se presentan cada vez más interligadas en los debates sobre educación. Hay, por lo tanto, evidencias de que existe una agenda conservadora para la educación que se objetiva ideológicamente por medio de alianzas estratégicas.
Citas
ABRUCIO, Fernando Luiz. Impacto do modelo gerencial na administração pública: um breve estudo sobre a experiência internacional recente. Brasília: Enap, 1997.
BARTH, Hans. Verdad e ideologia. México: Fondo de Cultura Económica, 1951.
BELL, Daniel. O fim da ideologia. Brasília: UNB, 1980.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Diário Oficial da União, Brasília, 5 out. 1988.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996.
BRASIL. Lei nº 9.475, de 22 de julho de 1997. Dá nova redação ao art. 33 da Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9475.htm. Acesso em fev. 2017.
BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nºs 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei n° 5.452, de 1° de maio de 1943, e o Decreto-Lei n° 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei n° 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Disponível em: http://legis.senado.leg.br/legislacao/ListaNormas.action?tipo_norma=LEI&numero=013415&data=2017&SUBMIT1=Pesquisar. Acesso em fev. 2017.
BRASIL. Medida Provisória nº 746, de 2016. Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e a Lei nº 11.494 de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, e dá outras providências. Disponível em: http://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/126992. Acesso em: fev. 2017.
BRASIL. Projeto de Lei nº 6.583, de 2013. Dispõe sobre o Estatuto da Família e dá outras providências. Disponível em: http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=597005. Acesso em: mar. 2017.
BRASIL. Projeto de Lei nº 7.180, de 2014. Altera o art. 3º da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=606722. Acesso em: mar. 2017.
BRASIL. Projeto de Lei nº 867, de 2015. Inclui, entre as diretrizes e bases da educação nacional, o "Programa Escola sem Partido". Disponível em: http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=1050668. Acesso em: mar. 2017.
CUNHA, Luiz Antônio. Autonomização do campo educacional: efeitos do e no ensino religioso. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, n. 1, p. 1-15, 2006.
CUNHA, Luiz Antônio. A entronização do ensino religioso na Base Nacional Curricular Comum. Educação & Sociedade, Campinas, v. 37, n. 134, p. 266-284, jan./mar. 2016.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Ensino religioso na escola pública: o retorno de uma polêmica recorrente. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 27, p. 183-191, 2004.
DIAP. Atualização da bancada evangélica: DIAP identificou 74 deputados. 2014. Disponível em: http://www.diap.org.br/index.php/noticias/noticias/24534-bancada-evangelica-levantamento-preliminar-do-diap. Acesso em: 10 fev. 2017.
GRAMSCI, Antonio. Quaderni del Carcere. Torino: Einaudi, 1978.
KONDER, Leandro. A questão da ideologia. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
LUKÁCS, György. Para uma ontologia do ser social II. São Paulo: Boitempo, 2013.
MARX, Karl. Crítica da filosofia do direito de Hegel. São Paulo: Boitempo, 2005.
MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008.
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. São Paulo: Boitempo, 2013. L.1.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã: crítica da novíssima filosofia alemã em seus representantes Feurbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. São Paulo / Lisboa: Martins fontes / Presença, 1976.
MÉSZÁROS, István. O poder da ideologia. São Paulo: Boitempo, 2004.
OLE. Observatório da laicidade na educação. Disponível em: http://www.edulaica.net.br/. Acesso em: ago. 2016.
PERONI, Vera Maria Vidal. (Org.). Diálogos sobre as redefinições no papel do Estado e nas fronteiras entre o público e o privado na educação. São Leopoldo: Oikos, 2015.
PERONI, Vera Maria Vidal; CAETANO, Maria Raquel. O público e o privado na educação. Projetos em disputa? Retratos da Escola, Brasília, v. 9, n. 17, p. 337-352, jul./dez. 2015.
PERONI, Vera Maria Vidal Atuação em Rede e o Projeto Jovem de Futuro: a privatização do público. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 41, n. 2, p. 407-428, abr./jun. 2016.
SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
VAISMAN, Ester. A ideologia e sua determinação ontológica. Verinotio, Belo Horizonte, n. 12, p. 40-64, out./2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Gisele Masson, Anita Helena Schlesener
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.