O ensino médio brasileiro em questão: integração curricular e formação de professores

Autores

  • Helenice Aparecida Bastos Rocha Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
  • Marcelo de Souza Magalhães Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n2p453

Resumo

Este artigo analisa as proposições de reformulação do ensino médio no Brasil, abordando a proposta de integração curricular como uma questão para a implantação de um novo ensino médio. A integração curricular vem sendo perseguida desde os primeiros documentos de organização do ensino médio produzidos na década de 1990 entre diretrizes, pareceres e a própria Lei de Diretrizes e Bases, até chegar às novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio de 2012. O texto esquadrinha o percurso de construção da integração curricular como uma meta e as principais noções que a sustentam. Compreende-se que a integração curricular pretendida, bem como seus alicerces, requerem algumas condições que propiciam mudanças na formação inicial e continuada de professores, entre elas alterações estruturais nos tempos e espaços da escola e do professor, bem como uma reflexão consistente e crítica sobre esse conjunto de ideias no âmbito das instituições formadoras de professores, proporcionando o estabelecimento de novos cursos para essa formação

Biografia do Autor

Helenice Aparecida Bastos Rocha, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Professora do Departamento de Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Marcelo de Souza Magalhães, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense. Professor do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado

2014-08-07

Como Citar

Rocha, H. A. B., & Magalhães, M. de S. (2014). O ensino médio brasileiro em questão: integração curricular e formação de professores. Perspectiva, 32(2), 453–473. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n2p453

Edição

Seção

Artigos de Dossiês Temáticos