O elefante na sala de aula: usos de sites nos livros didáticos de História do PNLD 2012

Autores

  • Andréa Ferreira Delgado UFSC
  • Dilton Maynard Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n2p581

Resumo

O artigo propõe a análise dos usos da internet nas coleções da área de História aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2012, que avaliou livros destinados ao Ensino Médio. Discutem-se os significados da web na sociedade contemporânea, especialmente a imersão cotidiana dos jovens no ciberespaço, e a emergência de novos desafios para o historiador e para o professor de História. Torna-se necessário investigar as novas relações com o passado e com o presente impostas pela produção, a conservação e o acesso de fontes históricas por meio da internet. Da mesma forma, as transformações no processo de aprendizagem pelo uso das tecnologias digitais devem constituir objeto das pesquisas em educação. Antes disso, entretanto, o “elefante está na sala de aula” por meio dos livros didáticos que incorporam, de diferentes formas, as páginas eletrônicas. Compreende-se, portanto, a importância da avaliação dos usos da internet no Livro do Aluno e no Manual do Professor. Para tanto, apresenta-se a metodologia de avaliação desenvolvida no PNLD 2012 e discutem-se os resultados da análise das coleções aprovadas. Traça-se um panorama das coleções, considerando os aspectos quantitativos – número de sites – quanto os qualitativos, referentes à acessibilidade, tipo de linguagem, interatividade, apresentação de referências nas imagens e fontes utilizadas nos endereços eletrônicos indicados. Privilegia-se, contudo, a problematização dos agenciamentos da internet e as orientações fornecidas ao professor por meio do Manual do Professor. Pretende-se, assim, colaborar na reflexão teórica e metodológica necessária para explorar as potencialidades da internet como ferramenta no ensino e na aprendizagem da História.

Biografia do Autor

Andréa Ferreira Delgado, UFSC

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Maria (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atuou de 1994 até 2008 no Centro de Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae) da Universidade Federal de Goiás. Atualmente é professora adjunto IV da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de História, com ênfase em ensino de história e nos estudos sobre memória na sociedade contemporânea, pesquisando principalmente nos seguintes temas: memória, história escolar, patrimônio, literatura e gênero.

Dilton Maynard, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor do Departamento de História e Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Downloads

Publicado

2014-06-07

Como Citar

Delgado, A. F., & Maynard, D. (2014). O elefante na sala de aula: usos de sites nos livros didáticos de História do PNLD 2012. Perspectiva, 32(2), 581–613. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n2p581

Edição

Seção

Artigos de Dossiês Temáticos